Kenobi - John Jackson Miller | Crítica

Mexer em um universo tão rico e amplo, porém cultuado por milhões no mundo todo, é um grande desafio para qualquer escritor. Para aumentar a dificuldade, que tal contar a história de um dos melhores personagens desse universo?

Esse foi o trabalho proposto a John Jackson Miller, que desde 2005 escreve várias obras do universo expandido de Star Wars. Em 2013 o autor publicou Kenobi, livro sobre um dos períodos mais sombrios do universo: o exílio de Obi-Wan Kenobi em Tatooine, enquanto secretamente cuidava de Luke Skywalker após os acontecimentos do episódio III da saga cinematográfica.

Seguindo a tendência do próprio George Lucas, Miller tratou o desértico planeta Tatootine como um cenário de faroeste ao melhor estilo Western americano. Já vale inclusive ressaltar que todo o livro fala sobre o planeta e a relação de Ben com parte de seus habitantes. Portanto, pouco ou quase nada se fala sobre Luke ou outros conhecidos do universo das telas. Entretanto, isto em nada diminui o poder da obra.  capa

Com uma capa, papel e interlúdios entre capítulos caprichados (algo visto em outras obras publicadas pela editora Aleph), as mais de 500 páginas de Kenobi passam rápido, mostrando o desenrolar da chegada de Obi-Wan ao planeta "faroeste". Logo no começo do livro percebe-se que a história vai se desenvolver como um típico filme western, com brigas de bar com bêbados e a presença de um forasteiro recém-chegado com um passado estranho.

Falando do protagonista, o livro (assim como os demais da série Legends) consegue magistralmente colocar no papel os traços de personalidade que vemos nos filmes. Seja através de diálogos ou pensamentos, o Obi-Wan que vemos chegar em Tatooine é o conhecido Jedi da trilogia clássica, o que ajuda a trazer novos fãs a explorarem o universo expandido.

Por trabalhar com uma história completamente independente, Kenobi talvez não traga tanto carisma ou curiosidade de quem não quer mergulhar nos espaços entre os filmes de Star Wars. Quem se deixar levar pelo livro irá começar a entender o tamanho da obra que George Lucas criou e sabiamente deixou que outros o ajudassem a expandir.

Confira a sinopse de Kenobi, lançamento da editora Aleph:

A República foi destruída, e agora a galáxia é governada pelos terríveis Sith. Obi-Wan Kenobi, o grande cavaleiro Jedi, perdeu tudo... menos a esperança.

Após os terríveis acontecimentos que deram fim à República, coube ao grande mestre Jedi Obi-Wan Kenobi a missão de proteger aquele que pode ser a última esperança da resistência ao Império. Vivendo entre fazendeiros no remoto e desértico planeta Tatooine, nos confins da galáxia, o que Obi-Wan mais deseja é manter-se no completo anonimato e, para isso, evita o contato com os moradores do local. No entanto, todos esses esforços podem ser em vão quando o “Ben Maluco”, como o cavaleiro passa a ser conhecido, se vê envolvido na luta pela sobrevivência dos habitantes de um oásis esquecido no meio do deserto e em seu conflito contra o perigoso Povo da Areia. 
Patreon de O Vértice