As 10 futuras e mais promissoras adaptações de Stephen King
Muitos o consideram o Mestre do Terror, já outros afirmam com veemência que não passa de um escritor medíocre. é inegável: seja através dos mais de 70 livros publicados ou das dezenas de opiniões à parte, quase todo mundo conhece pelo menos uma obra de Stephen King.
O Iluminado, Um Sonho de Liberdade, A Espera de um Milagre, Carrie, Christine, Cujo, It... Praticamente todas as grandes obras de King fundem páginas com películas, letras e imagem, literatura e cinema, o transformando não só em um dos escritores mais bem sucedidos das últimas décadas, como um dos mais adaptados para outras mídias.
Claro, muitas dessas adaptações acabaram deixando King famoso pelos “filmes b” e o “terror trash” de baixa qualidade, afinal nem todos os filmes e séries tiveram o cuidado (e orçamento) que a história merecia. Bem, ele parece não se importar:
[su_quote]Sempre fico curioso e aberto a ver como velhos livros se encaixam em novos formatos. E os livros são inquestionáveis, não podem ser mudados (desde que os censores fiquem longe). Então realmente não há risco, não é? É por isso que costumo dizer ‘sim’ a muitas ofertas de adaptações para cinema e foi por isso que permiti uma versão meio cômica de Carrie em uma peça alternativa na Broadway (sem falar em uma versão operística de Eclipse Total que alguém está se metendo em Londres). Quer dizer, algumas dessas coisas provavelmente serão uma porcaria, mas quem se importa? Os leitores sempre podem recorrer aos livros, que não são uma porcaria (alguns críticos discordariam)”
– Carta aberta de Stephen King publicada na 1° edição da HQ “A Torre Negra – Nasce o Pistoleiro.[/su_quote]
Dito isso, o que passou passou, mas será que King terá mais sorte com adaptações de suas obras no futuro? Segue a lista das 10 adaptações das obras de Stephen King mais promissoras que estão agendadas para os próximos anos.
Antes de começar com a lista, vamos para uma menção honrosa.
A série Torre Negra, sem dúvida, entraria em primeiro lugar da lista caso não tivesse se tornado uma verdadeira novela hollywoodiana cheia de boatos e intrigas. Considerada pelo próprio King como a "obra de sua vida", a saga narra a história do pistoleiro Roland em sua eterna busca pela Torre Negra, lugar onde todos os mundos se convergem. Sim, caro leitor, "onde todos os mundos se convergem" significa basicamente todas as obras de Stephen Kings unidas em um pot-pourri de fantasia, terror, mistério e suspense em um verdadeiro épico da literatura fantasiosa.
Há anos Ron Howard (Uma Mente Brilhante) vem tentando transformar este projeto em realidade, mas sem sucesso. Atores como Javier Bardem, Russell Crowe, Idris Elba e Aaron Paul já tiveram seus nomes envolvidos na adaptação, mas nunca houve nenhuma confirmação que corroborasse os boatos. Várias produtoras também já foram citadas, mas novamente nenhuma confirmação. Para alívio dos fãs, King declarou no fim de 2014 que a Torre Negra será, inevitavelmente, adaptada para o cinema ou para TV, porém ele não sabe nem quando e nem como isso acontecerá.
Agora sim, vamos a lista:
As mais promissoras adaptações de Stephen King
Passar as férias em uma cabana totalmente isolada com seu parceiro parece algo bastante romântico, certo? Não se depender de King. Jogo Perigoso envolve tudo de mais controverso que existe no sexo: muito sadomasoquismo, bondage e até necrofilia. A história nos convida a conhecer a intimidade de um casal acostumado com o lado pouco convencional da sexualidade humana. Some tudo isso a um inesperado acidente, visões de uma mente insana e um vilão muito bizarro chamado Cowboy do Espaço e você terá a fórmula perfeita para um livro assustador.
O projeto da adaptação para o cinema está por conta da Intrepid Pictures e previsto para ser lançado ainda esse ano. A dupla Mike Flanagan e Jeff Howard, de O Espelho (Oculus), são os responsáveis pela direção e roteiro do filme.
Tha Jaunt é um conto que foge um pouco do estilo clássico de King, abordando muito mais um tema de ficção-cientifica e deixando um pouco de lado o terror. Publicada no livro Tripulação de Esqueletos, a história se passa em um futuro onde as pessoas podem viajar para diversos mundos através da tecnologia do teletransporte. Obviamente, um acidente acontece durante uma dessas viagens e... eu não vou estragar a surpresa.
A produtora Plan B, de Brad Pitt, assumiu o interesse em adaptar o conto para o cinema, porém ainda não existe nenhuma confirmação oficial de quem estará por trás do filme. A dupla Andy Muschietti e Barbara Muschietti, de Mamá, estão envolvidos no projeto que ainda não tem data prevista de lançamento.
Um garoto viaja para outra dimensão em busca de um cristal chamado "O Talismã", a única esperança de salvar sua mãe que está morrendo de câncer. Este livro, escrito em parceria com Peter Straub, é uma deliciosa historia de aventura que imerge o leitor em um mundo sobrenatural cheio de monstros assustadores.
O plano para uma adaptação já está em desenvolvimento há alguns anos, mas nunca conseguiu sair do papel. Até Steven Spielberg já esteve envolvido na produção de uma série para TV. Recentemente Frank Marshall (De Volta para o Futuro) assumiu o projeto, renovando as esperanças de que a historia do jovem Jack Sawyer enfim seja filmada.
Gatos zumbis enterrados em um antigo cemitério indígena que é protegido por um demônio. Essa é a história de Pet Sematery, que já foi filmada em 1989 sob a direção de Mary Lambert e com roteiro assinado pelo próprio King.
O remake da adaptação está nas mãos da Paramount, que contratou Matthew Greenberg (1408) como roteirista e Lorenzo Di Bonaventura (Transformers) e Steven Schneider (Atividade Paranormal) na produção.
Talvez você não saiba, mas Stephen King odeia O Iluminado de Stanley Kubrick. Ele já concedeu entrevistas afirmando achar o filme misógino e até criticando a atuação de Jack Nicholson no papel Jack Torrance. Mesmo parecendo loucura, é a mais pura verdade. Agora um novo projeto envolvendo o livro está sendo produzido e talvez seja a chance de Hollywood "se redimir" com King (rs).
Hotel Overlook deverá ser um prequel da história original, abordando a famigerada mansão dos horrores em seu ápice. A Warner Bros está envolvida na adaptação, assim como o produtor Glen Mazzara (The Walking Dead).
Mr. Mercedes é a primeira história de detetive escrita por Stephen King. A trama envolve um psicopata que dirige uma Mercedes contra uma multidão, matando várias pessoas, e o ex-policial que tenta solucionar o caso.
A obra será adaptada para uma série de TV, bem no estilo seriado policial. O piloto está previsto para esse ano, com roteiro de David E. Kelley (Boston Legal) e direção de Jack Bender (Under the Dome).
Alguém que detém a alcunha de "Mestre do Terror" não pode passar toda carreira sem escrever sua versão do apocalipse zumbi, concorda? Felizmente, as versões de "fim do mundo" de King costumam fugir do clichê e é exatamente por isso que a adaptação para o cinema de Celular promete não ser só mais um filme de zumbis-comedores-de-cérebro.
O filme tem estreia prevista para esse ano e conta com Samuel L. Jackson, John Cusack e Isabelle Fuhrma no elenco. A direção ficou com Tod Williams (Atividade Paranormal 2).
Essa certamente é uma das mais promissoras, e também um de seus livros mais recentes. A trama é sobre um homem precisa voltar no tempo e impedir o assassinado de Kennedy antes que ele aconteça. Esta é a premissa do livro que se tornará uma minissérie pelas mãos da Bad Robot, produtora de J.J Abrams, em 2016.
James Franco (127 Horas), Chris Cooper (Beleza Americana), Sarah Gadon (O Homem Duplicado ) e Cherry Jones (Sinais) já estão confirmados no elenco.
Se você tinha (ou ainda tem) medo de palhaços, existe uma imensa chance de ser por causa de Pennywise, o monstro que manipula e se alimenta de criancinhas. Uma das mais icônicas criações de King, o palhaço macabro já aterrorizou a televisão na clássica minissérie produzida no início dos anos 90 e agora retornará para amedrontar a nova geração sob a direção de Cary Fukunaga (True Detective).
Serão dois filmes produzidos pela New Line Cinema, com o roteiro de Chase Palmer (Neo-Noir) e David Kajganich (Invasores). Apesar de confirmada, a adaptação ainda não tem previsão de estreia e nem elenco definido.
Uma das maiores (e melhores) obras já escritas por Stephen King, a Dança da Morte narra um futuro distópico onde a humanidade é praticamente extinta devido um vírus. Apenas 2% da população mundial é poupada e os remanescentes precisam escolher entre o bem e o mal para sobreviver. Apesar de parecer um simples "survivor" pós-apocalíptico, a Dança da Morte é uma complexa discussão sobre a essência e caráter do ser humano com um toque de terror e sobrenatural, digno dos livros de King.
Ainda existe muita especulação em torno da adaptação para o cinema (uma trilogia?!), porém Josh Boone (A Culpa é das Estrelas) já está confirmado como diretor, assim como Matthew McConaughey no papel de Randall Flagg, o eterno vilão das obras de King.