50 tons de azul e laranja | A obsessão de Hollywood com essas cores

Se você é do time que acha que Hollywood não tem mais ideias criativas para roteiros, eu acho que tenho alguns argumentos para discordar dessa afirmação, porém, fica muito difícil discordar do time que acha que Hollywood não tem mais ideias criativas para colorir seus filmes, já que faz algum tempo que um conceito virou uma ideia, que virou uma moda e agora virou um padrão, para um filme parecer um filme ele tem que ser azul e laranja.


Obviamente esse padrão não está em todos os filmes Hollywoodianos, apenas na esmagadora maioria deles, mas vale dizer que uma vez que você ver isso, você não vai conseguir esquecer e provavelmente o visual bonito de muitos filmes por aí vai parecer bem irritante a partir de agora, então se quiser manter a magia não leia e nem olhe as imagens desse post.


Pra começar vale dizer que eu já fiz aula de Web Designer e se você também já fez, ou fez um curso que de forma semelhante trabalhe com visual, talvez você tenha aprendido algo sobre "cores complementares", uma teoria sobre a forma como cores devem ser usadas para determinados fins. Na imagem abaixo você em especial o esquema de cores complementares do qual eu me refiro nesse texto, o famoso Orange-and-Teal ou o Laranja-e-Azul!


(A tradução literal de Teal é Cerceta, que é o nome da cor Verde Azulado, mas no final o azul mais usado em diversos tons)


Sem título


Esse tipo de ideia sempre foi aplicada no cinema, cores corretas para determinadas mensagens a serem passadas em determinados momentos, esse é trabalho do diretor em conjunto com o diretor de arte e o diretor de fotografia do filme, mas desde que os filmes começaram a ser tratados digitalmente na pós-produção, no início dos anos 2000, uma recolorização digital ou o que costuma ser chamado de "correção de cor" começou a se tornar muito mais simples de ser feita e com isso chegou o exagero e também a padronização.


Essa escolha não é necessariamente preguiçosa, só está padronizada demais, mas na teoria ela funciona bem ou pelo menos deveria. A grande maioria dos filmes de Hollywood são protagonizados por atores brancos ou de pele clara em geral, que com uma leve saturação ganha tons laranjas e quem não gosta de saturar coisas levemente? Mesmo no O Vértice eu constantemente aumento a saturação de algumas imagens para deixá-las mais agradáveis e mais bonitas, o que eu evitei nesse post porque é impossível saturar mais todas essas mostradas aqui. Mas o fato é, com a pele caucasiana saturada ao máximo até o ponto em que ainda se pareça com uma pele humana, ela ganha tons de laranja, cuja cor complementar é um azul e vocês sabem: o céu é azul, uma cidade tem muitos tons de azul, sob determinada luz a sombra das pessoas ficam azuladas então não há nada mais pratico do que pintar todo o resto de azul, enfatizando as coisas de cores quentes em tela com um tom alaranjado e bingo! Você tem um padrão visual para seu filme.


Não é uma escolha preguiçosa, de fato, só é a escolha mais óbvia e hoje já está, assim como as cores, muito saturada. Mas se formos pensar, essas escolhas de cores eram feitas, mesmo que de forma mais complexa no passado e sem a ajuda do digital, olhe para as fotos abaixo de Blade Runner, filme de 1982 que já usava o Azul-e-Laranja antes do esquema de cores virar cool e muito antes dele deixar de ser.


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Embora seja fácil dizer também que o Laranja seja muito usada graças a quantidade de explosões que os filmes blockbusters têm e que o azul deixa essas cores quentes e essas cenas de ação mais vibrantes, existem coloristas em Hollywood que tentam argumentar com a parte artística da coisa. Laranja e Azul são opostos em mensagens que passam para a tela. Alguns dizem que o Laranja demonstra a emoção humana contra a indiferença Azul ao seu redor ou coisas desse tipo, mas o Azul e Laranja viraram não só uma tendência em uma cena, mas também na apresentação de um filme.


Posters tem sempre algumas tendências irritantes que teoricamente ajudam o filme a vender, por exemplo, nós já conhecemos a tendência de posters com faíscas, que em teoria dão uma sensação de movimento a imagem, ou o pôster com o herói (ou vilão) de costas que demonstra como aquela figura é poderosa, misteriosa e que está encarando algo de frente ou baboseiras desse tipo, mas o Azul e Laranja também virou uma enorme tendência para posters, como você pode ver na galeria abaixo:


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Antes de terminar esse texto dizendo que essa é provavelmente uma tendência que vai durar por muitos anos até que ela seja tão óbvia que as pessoas comecem a rejeitá-la, assim como muitos estilos de história e de roteiro começaram a ser rejeitado com o passar dos anos, eu queria deixar com vocês um trailer, o trailer do reboot do filme de Terror do Freddy Krueger, que foi lançado há alguns anos e que é basicamente inteiro nesse esquema de cores, se algum frame ressalta outra cor eu não percebi, vejam por si mesmos:



Vale lembrar também da famosa frase (eu acho que é famosa, se não for famosa ela deveria ser) sobre a tecnologia aplicada na arte, que diz que a tecnologia só é bem usada na arte quando ela é imperceptível, quando nós a percebemos, é porque ela está sendo mal usada. E olhem a galeria de imagens abaixo e me digam se não dá pra perceber essa "correção de cor digital" usada claramente em todos esses filmes, não precisa nem ser cinéfilo ou especialista do assunto pra notar que esse é um péssimo exemplo de tecnologia aplicada na arte em geral e isso não inclui só cinema e séries de tv, mas também em menor grau  games, quadrinhos e até mesmo mangás e animes:


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