Os Vikings e sua marca na cultura pop

A cultura pop tende a procurar inspiração nas mais variadas fontes, e a história é uma delas. Filmes épicos como O Senhor dos Anéis, animações tipo Como Treinar Seu Dragão e jogos dos mais variados gêneros como por exemplo o RPG tem algo em comum, um povo famoso por serem intrépidos, hábeis navegadores, conquistadores e ferozes: os vikings. Mas quem foram os vikings?

Os vikings eram uma antiga civilização que habitava a Escandinávia, hoje a Noruega, Suécia e Dinamarca. Como exploradores foram formidáveis, chegando ao Oriente Médio, Europa em geral, Atlântico Norte e América (sim, eles chegaram aqui também e muito antes de Colombo).

[caption id="attachment_62743" align="aligncenter" width="750"] “Vikinguear” era o vocábulo que os nórdicos e escandinavos se referiam a suas incursões.[/caption]

Por habitarem uma região muito fria, usavam roupas de peles de animais principalmente no inverno e usavam trenós, esquis ou patins feitos de ossos de animais para se locomover pela neve. O clima hostil e os recursos limitados de sua terra não os impediu de serem agricultores, pecuaristas e pescadores. Possuíam uma rica cultura além de serem habilidosos artífices e comerciantes. Também eram excelentes navegadores, algo que os possibilitou outras coisas além de comércio.

Entre os anos 800 e 1050 os vikings deram início a um processo de imigração e ataques que se estendiam pela Europa e Atlântico Norte. Por tradição, considera-se o início de tal período com o saque do mosteiro de Lindisfarne (atual Inglaterra), a partir daí uma série de ataques a aldeias e mosteiros se deu início, não muito tempo depois grandes exércitos foram organizados e áreas maiores foram rapinadas. Hoje tal época é conhecida como Era Viking.

[caption id="attachment_62732" align="aligncenter" width="750"]Problemas em suas terras natais também levaram alguns a migrar para outras regiões, como Erik o Ruivo que foi exilado por assassinato, com o tempo fundou uma colônia num lugar que chamou de Groenlândia] Problemas em suas terras natais também levaram alguns a migrar para outras regiões, como Erik o Ruivo que foi exilado por assassinato, com o tempo fundou uma colônia num lugar que chamou de Groenlândia.[/caption]

Capacetes e armaduras eram raros entre eles devido ao custo e insuficiência de ferro, até mesmo espadas eram artigos dos ricos! Mas os guerreiros vikings medianos tinham bastante prática na guerra e sua força era inquestionável dada a dimensão de suas conquistas e áreas alcançadas: Escócia, Inglaterra, e Irlanda ao oeste; Mar Báltico e Rússia a leste; e França ao sul. Sua destreza naval tornou possível que navegassem os rios e penetrassem locais longe da costa, a cidade de Paris por exemplo quase foi reduzida a escombros pelos vikings. Como tantos locais distantes uns dos outros puderam ser alcançados?

[caption id="attachment_62739" align="aligncenter" width="750"]Armas como machados, lanças, escudos, espadas e adagas eram muito usados em batalhas. O arco e flecha era usado principalmente em batalhas no mar Armas como machados, lanças, escudos, espadas e adagas eram muito usados em batalhas. O arco e flecha era usado principalmente em batalhas no mar.[/caption]

Suas embarcações possibilitaram tais conquistas. Chamados drakars, tinham por volta de 20 metros e uma tripulação de 40 pessoas, mas podiam ser maiores, com até 32 metros. Com vento popa podiam chegar a 15 nós (27 km/h), o dobro da velocidade de uma caravela na época de Colombo! Por serem flexíveis e de baixo calado, sua chegada não era notada com antecedência, por isso seus ataques eram rápidos e com alta mobilidade.

Com o tempo, os vikings decidiram estabelecer-se nas terras que antes haviam atacado, sendo então absorvidos pelas culturas locais. A difusão do cristianismo também enfraqueceu os antigos valores guerreiros, que por fim desapareceram, algo que vinha da própria religião antiga de sua terra.

Eles eram politeístas (crença em mais do que uma divindade de gênero masculino, feminino ou indefinido) sendo divididos em dois grupos, os Aesir e os Vanir. Seus principais deuses eram: Odin, rei dos deuses; Thor, deus dos raios e trovões; Balder, deus da justiça e sabedoria; Loki, deus do fogo, da trapaça e da travessura; Frigga; deusa da fertilidade e amor; Frey, deus da fertilidade e tempo; Dag, deus do dia; Ran, deus dos mares; Gerda, deusa das almas perdidas; e Freia, deusa do sexo, amor, beleza e fertilidade.

Na mitologia nórdica havia nove mundos, dentre os quais habitavam elfos, anões, gigantes de gelo, os mortos e os próprios humanos e deuses. Além deles, diversos seres supernaturais como: o dragão Fafnir, Fenrir o logo gigante e Jormungard, a serpente do mar que circula o mundo. Reis e heróis também eram presentes nas histórias como Sigurd, Beowulf e Ragnar Lodbrok. A maior parte dessa mitologia foi passada oralmente, sendo grande parte perdida. Suas principais fontes atuais são as Edas (textos da Islândia sobre histórias e personagens mitológicos) e textos medievais escritos durante e após o processo de cristianização da região. O legado e as histórias dos vikings chegaram até os nossos dias possibilitando não apenas uma série de livros e pesquisas históricas como também diversas obras na cultura pop.

thor_59

A quantidade de jogos, livros e filmes é enorme, para citar alguns: Warcraft e Lineage, dois games MMORPG com elementos principalmente da mitologia nórdica. Como Treinar Seu Dragão e Beowulf são duas animações, cuja primeira se trata de uma ficção sobre vikings domando e fazendo amizade com dragões e a segunda aborda um dos próprios heróis vikings.

Mas são nos filmes baseados na obra de J. R. R. Tolkien, a Trilogia O Senhor dos Anéis e O Hobbit, que tornou ainda mais conhecido certos elementos da cultura nórdica. No atual universo cinematográfico da Marvel temos o Thor, que estará em Vingadores 2: A Era de Ultron. Em 2013 uma série de televisão chamada Vikings estreou pelo canal History, a história aborda Ragnar Lodbrok, também um herói das sagas nórdicas, sendo muito interessante devido aos detalhes do cotidiano dos antigos escandinavos. Não acha impressionante, agora que sabe um pouco sobre os vikings, que aquilo que gostamos tanto nos games como no cinema fazia parte da crença e do dia a dia de um povo a um milênio atrás? Como nação, os vikings desapareceram a muito tempo, mas as histórias sobre seus feitos irão permanecer por muito tempo.
Patreon de O Vértice