The 100: Os Escolhidos – Kass Morgan | Crítica

Séries baseadas em livros estão cada vez mais comuns, já que a criatividade de roteiristas é cada vez menor e o medo de produtores perderem dinheiro com produções originais é cada vez maior. Desta forma, a série The 100, do canal CW, é mais um exemplo de livro que virou série. E infelizmente isto não torna a série melhor, diferentemente do livro.

A trama de The 100 – Os Escolhidos é simples. Em um futuro pós-apocalíptico, o planeta Terra foi exterminado por uma guerra nuclear e os poucos sobreviventes embarcaram em uma gigantesca nave espacial para orbitar o planeta até que este possa ser novamente habitável. Dentro desta gigante nave, há 3 estações principais que representam castas da população que lá reside, de acordo (obviamente) com suas condições financeiras. E é claro que separar gente assim é pedir para existirem problemas. Desta forma, qualquer crime cometido na nave tem como punição a execução sumária, mas caso o meliante possua menos de 18 anos, este é confinado até completar a maioridade e ser executado.

Após passar por dificuldades e problemas mais sérios, os governantes da nave decidem enviar para a Terra 100 jovens delinquentes que estão na fila para a execução. O objetivo é saber se a Terra pode ser novamente habitada.

t100

Ao longo de quase 300 páginas acompanhamos as histórias de 4 personagens, com direito a flashbacks, o que ajuda ambientar a trama sem descrições longas demais. Além disso, o final tem um gancho digno de séries de TV, deixando o leitor curioso para continuar a acompanhar a história dos sobreviventes na Terra.

The 100 – Os Escolhidos é o primeiro livro de uma série que acabou de ganhar uma continuação no livro Day 21(ainda sem tradução para português). Leia o primeiro capítulo do livro e confira a sinopse oficial:

“Desde a terrível guerra nuclear que assolou a Terra, a humanidade passou a viver em espaçonaves a milhares de quilômetros de seu planeta natal. Mas com uma população em crescimento e recursos se tornando escassos, governantes sabem que devem encontrar uma solução. Cem delinquentes juvenis — considerados gastos inúteis para a sociedade restrita — serão mandados em uma missão extremamente perigosa: recolonizar a Terra. Essa poderá ser a segunda chance da vida deles… ou uma missão suicida.”
Patreon de O Vértice