O Cavaleiro dos Sete Reinos - George R.R. Martin | Crítica

O Cavaleiro dos Sete Reinos é a compilação de 3 contos de George R.R. Martin ambientados em Westeros, cerca de 100 anos antes dos acontecimentos que acompanhamos na saga As Crônicas de Gelo e Fogo. O livro possui a mesma identidade visual característica das obras publicadas no Brasil. Essa é basicamente a única semelhança entre O Cavaleiro dos Sete Reinos e o resto da saga de Martin.

Os três contos — sim, contos! — do livro acontecem na mesma Westeros que estamos acostumados, porém o período é completamente diferente. O reino ainda é governado pelos Targaryen e há relativa paz nos sete reinos. A trinca de histórias nos apresenta a dupla formada por Dunk, ou “Sor Duncan, O Alto”, um cavaleiro que herdou este título de seu antigo mestre e que possui nascimento baixo; e o jovem Egg, que tem grande parte de sua história revelada ao longo dos três contos.

As pouco mais de 400 páginas do livro são divididas quase igualmente entre as histórias, que apresentam diferentes momentos da dupla, desde o momento em que se conheceram. O primeiro conto, O Cavaleiro Andante, nos apresenta Dunk e o jovem, e por vezes ousado, Egg em sua primeira aventura, durante um torneio em Vaufreixo. Este talvez seja o melhor dos três contos por mostrar várias referências de famílias e lugares que conhecemos de As Crônicas de Gelo e Fogo. O livro continua com a história A Espada Juramentada, talvez a “menos boa” das três, e termina com O Cavaleiro Misterioso, história cheia de reviravoltas e clímax.

ocdsr

Talvez a maior diferença desta obra para as demais que compõem o universo criado por Martin seja exatamente o desenvolvimento linear das histórias. Para quem ainda não leu nenhum livro da saga principal do autor, em As Crônicas de Gelo e Fogo cada capítulo da história é vista e desenvolvida do ponto de vista de uma personagem. Dessa forma, lemos 10-15 páginas de uma personagem e só voltamos a vê-la novamente depois de 80 ou mesmo 100 páginas. Em O Cavaleiro dos Sete Reinos, cada história possui cerca de 130 páginas de desenvolvimento linear e com mais descrições de batalhas, tornando o entendimento e acompanhamento das histórias mais simples, rápido e capaz de prender o leitor por um período de tempo maior. É um novo jeito de ler George R.R. Martin, e que não decepciona os fãs de forma alguma.

O Cavaleiro dos Sete Reinos já está disponível em lojas físicas e virtuais, nos traz de volta a Westeros apresentando muitos lugares e famílias “conhecidas”, e acima de tudo, diminui um pouco a ansiedade e a espera pelo sexto livro da saga principal. Leitura imperdível para novos e velhos fãs.

Confira o trailer de lançamento do livro e leia um trecho do livro em português:

http://youtu.be/GxKVMmeMVnQ
Patreon de O Vértice