Em defesa de Amy Pascal #SonyHack

OK, eu acho que vocês já sabem o que está acontecendo no mundo certo? No mundo do entretenimento pelo menos, e talvez esse acontecimento vá muito além de Hollywood a partir de agora, mas se você não sabe, vamos a um resumo: A Sony Pictures Entertainment foi Hackeada em um dos maiores ataques Hackers da história, o maior pelo menos em termos de cobertura da mídia. Motivo? O filme de comédia com Seth Rogen e James Franco chamado de The Interview, onde os dois tem a missão de matar o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong Un.


O ataque começou na metade do mês anterior, onde os Hackers roubaram dados do estúdio e paralisaram as operações deles por mais de um dia, os Hackers exigiram que a Sony cumprisse as demandas deles ou vazariam para o mundo informações internas, a demanda que não era clara na época está quase que confirmada agora como “não lançar The Interview”.


As demandas não foram cumpridas (até ontem pelo menos) e então as informações começaram a jorrar, dentre elas arquivos enormes contendo e-mails de quase o ano inteiro de conversas das Caixas de Entrada de Amy Pascal, presidente do estúdio, e de outros funcionários da Sony.


fvngj


Esse foi só o inicio é claro, o Guardians of the Peace deixou de ser o grupinho quase "simpático" de Hackers que liberou segredos de uma grande corporação para se tornarem os verdadeiros vilões (que sempre foram?) quando começou a ameaçar ataques terroristas contra cinemas que exibissem The Interview. Aparentemente o FBI tem provas que ligam o GoP a Coreia do Norte, mas isso é um outro tipo de confusão internacional que pode acabar se tornando maior que todos esperam, mas não é esse o nosso assunto agora, o nosso assunto é Amy Pascal.


A diretora da Sony Pictures acabou sendo a mais danificada com toda essa história, se levarmos a um nível pessoal (claro que a Sony em si perdeu mais) ninguém levou a pior aqui se não ela, porque? Por causa das polêmicas em seu nome gerada por informações que nunca deveriam ser públicas.


Insultos a Angelina Jolie, chamar Leonardo DiCaprio de desprezível, dizer que Stan Lee não é mais coerente, fazer comentários não racistas, mas com conteúdo (não tão) “sutilmente” racial sobre o Presidente Obama... e diversas outras coisas do tipo rondaram a internet nos últimos dias, todas essas vazadas de e-mails de Pascal.


De acordo com fontes do The Hollywood Reporter, não é questão de SE ela vai perder seu emprego, e sim questão de QUANDO ela vai perder? Além disso, a mídia americana, especialmente a mídia mais sensacionalista, aproveitou o ódio generalizado contra Pascal para fazer zilhões de matérias sobre o quanto ela é uma grande vilã e o quão punida ela deve ser, isso é claro com a ajuda de celebridades que gostam de falar sobre acontecimentos do momento, sem pensar muito além, e só ajudaram a prejudicar a imagem da executiva.


hklgjkgjk


Agora, antes de continuar eu preciso confessar algo que talvez vocês todos saibam, O Vértice teve três exclusivas sobre os vazamentos dos e-mails da Sony na semana passada, uma AQUI, outra AQUI e mais uma AQUI. Ou seja, vocês sabem como nós conseguimos essas informações, certo? Se não sabem eu digo, com 9 horas ininterruptas de leitura, tentando pular as informações sobre os muitos convites para comer biscoito que a presidente da Sony recebe todo o tempo e outras conversas pessoas que não são de nenhum interessa da mídia. Eu me arrependo? Difícil dizer, se eu não fosse um jornalista e não vivesse de ter informações sobre a cultura pop eu certamente não teria feito essa leitura, até porque foi uma tarefa trabalhosa e excruciante, mas no nosso mercado se você quer dar um passo a frente você tem que conseguir informações na frente dos outros, então você sabe a minha resposta...


Com as minhas exclusivas eu acabei conversando com editores de sites americanos, que estão sendo muito mais influenciados pelas informações vazadas do que nós brasileiros, mas nenhum deles tinham ido tão a fundo na leitura e um deles me perguntou a minha opinião sobre Amy Pascal depois de “passar nove horas com ela”. Minha resposta é a mesma que eu darei aqui agora: She is a fine woman and a fine professional, I would take it easy on her, she is not that evil person that the reports makes she looks like.


E eu vou dizer aqui novamente: Ela é um boa mulher e uma boa profissional, eu pegaria leve com ela, ela não é a pessoal ruim que as notícias fazem ela parecer.


Eu tentei evitar o máximo de qualquer coisa pessoal de Amy durante minhas leituras, eu queria apenas saber de coisas profissionais e o foco maior, eu tenho que confessar, era qualquer coisa sobre Homem Aranha. Mas foi inevitável ver o quão normal Amy é, ela come biscoito com as amigas, faz bolo, vai a festas e é mega simpática com todo mundo.


E se você se pergunta que ela não foi tão simpática assim com Leonardo DiCaprio, ou com o próprio Aaron Sorkin (cara de quem eu sou fã), ou com Stan Lee, se ela foi falsa com Sam Raimi e por aí vai, o número de “vítimas” dela é extenso, eu tenho dois argumentos para você, o primeiro e o menos importante é... você durante a sua vida só trabalhou com Ursinhos Carinhosos? Eu não sei você, mas antes de trabalhar somente com O Vértice (aqui sim todo mundo se ama) eu trabalhei em pelo menos em mais dois lugares e o ódio profissional era o gás respirável desses ambientes, de fato, em um dos meus empregos anteriores isso era até encorajado pela diretoria, de fato, se a diretora da empresa em que eu trabalhei lesse os tão polêmicos e-mails de Amy ela diria “Oh, que fofo”.


Por favor, ninguém aqui vive em Townsville e é vizinho das Meninas Super Poderosas, é exatamente assim que uma empresa funciona em qualquer lugar do mundo, com funcionários falando mal um dos outros, com brigas constantes e insultos velados, esse é o resultado do stress do dia a dia, mas esse é o meu argumento mais fraco.


Sony Pictures Golden Globes Party


O meu principal argumento para defender Amy diante a todas as polêmicas que saíram sobre ela é simples: Essas conversas são PRIVADAS! Seja lá o que ela disse em uma de suas conversas privadas ela não pode ser julgada por isso, você não deveria estar lendo aquilo, a mídia não deveria estar lendo aquilo, eu não deveria estar lendo aquilo. Obviamente todos esses e-mails vazaram e nós somos curiosos por natureza, mas o que está ali não foi dito com intenção de insultar ninguém publicamente, o que foi dito ali nunca deveria estar em um contexto publico e esteve contra a vontade do autor, querer punir Amy por qualquer opinião emitida naqueles e-mails é o mesmo que querer culpar qualquer atriz por estar nua no caso do The Fappening, que por acaso foi outro enorme ataque hacker que aconteceu também esse ano.


Agora talvez você possa querer culpá-la por atitudes profissionais, ok vamos falar sobre isso? Os reflexos e resultados das posições profissionais de uma líder de um estúdio são vistos publicamente, no caso do acesso que todos tivemos aos e-mails nós só podemos ver como essas atitudes são tomadas e eu até confesso que fiquei um pouco surpreso sobre como o processo de se fazer um filme é um pouco mais pessoal e menos racional e estratégico do que eu pensava, mas pelo que eu entendi essa é uma pratica comum de Hollywood e não da Sony em si.


Apesar da simplicidade com que as conversas sobre gastos milionários funcionam ter me assustado um pouco, eles nem se dão o trabalho de começar frases com letras maiúsculas enquanto eu penso 5 horas em cada palavra que vou mandar para um cliente. Uma coisa ficou clara sobre a intenção de Amy sobre a qualidade dos seus filmes e a intenção dela é uma só, fazer os melhores filmes possíveis.


Como ainda assim filmes ruins da Sony acontecem (com frequência)? Bem, eu não vou entrar no mérito de qual filme é ruim e qual filme é bom, mas num contexto o bom seria o que agrada mais parcela da crítica e do público ao mesmo tempo, não precisa agradar todo o púlico nem toda a crítica, mas se conseguir agradar boa parte dos dois pode ser considerado um filme bom, o caso de O Espetacular Homem Aranha 2, que eu particularmente adoro, não agradou tanto nenhum dos dois lados, porque esse erro em especifico? Eu posso explicar isso de várias formas, primeiro que nada disso é um ciência exata, se fosse só haveriam filmes bons por aí, porque se alguém saberia como fazer a ciência funcionar seriam esses caras. Tudo é muito complexo quando você resume as vezes um trabalho de 2 anos em um filme de 2 horas, muita coisa pode dar errado.


Tem um outro jeito nada delicado de explicar isso também; Amy está cercada por idiotas!


10271153_10152011495827344_608938037923257631_o


Ver Avi Arad recomendar fazer um filme do Venom onde o argumento dele mais forte em prol do filme é o fato de o personagem estar na propaganda do jogo Disney Infinity é de dar pena, se pararmos para pensar o Homem Aranha está em muitos mais propagandas ao redor do mundo de diversas coisas, incluindo em Disney Infinity e isso não fez o último filme dar certo para os padrões deles... mas isso é só a resposta mais óbvia do quanto o argumento de Avi é estúpido, qualquer pessoa com um cérebro e vontade de pensar por dois minutos arruma mais dezenas de motivos sobre o quanto o argumento dele é ruim.


Em outro momento um produtor diz que “não entende de quadrinhos”, mas logo em seguida dá sua opinião assim mesmo. E isso não para em relação a Homem Aranha, se você for ver no primeiro escândalo vazado a atitude de Scott Rudin é bem desnecessária e irracional em diversos momentos e isso porque eu não quero começar a falar sobre Jeff Robinov, ou seja, não adianta a vontade do estúdio ser de fazer bons filmes, quando a vontade dos produtores é fazer algo que eles acham que é bom porque eles pensaram por 10 minutos nisso... e mesmo com um bom produtor, a ciência não é exata, algo sempre pode dar errado.


Mas enfim, esse ponto do jogo a Sony já cedeu, não deve mais lançar The Interview e mesmo com e-mails de outros funcionários de alta hierarquia da Sony tendo vazado, Amy Pascal levou toda a desonra para si e se ela perder seu cargo essa será uma grande injustiça, uma daquelas que só a mídia e a opinião pública conseguem fazer normalmente.


Diversos players internos de Hollywood acham Amy Pascal uma grande pessoa, Aaron Sorkin já veio em defesa dela (mesmo após alguns comentários não tão positivos sobre ele em seus e-mails) assim como outros grandes e respeitáveis nomes do ramo e eu já vi rolando uma hashtag no Twitter chamada #SaveAmyPascal, eu certamente já devo adotá-la e eu acho que você também deveria.


PS: Amy, se você estiver lendo isso... se você ama o Homem Aranha, deixe ele ir... :p

Patreon de O Vértice