Top 10 Melhores Personagens da Carreira de Johnny Depp
Com 50 anos, Johnny Depp também se divide entre atuar, produzir, dirigir e até tocar e fazer parceria com nomes com Keith Richards (Rolling Stones), Tom Waits, Iggy Pop, Courtney Love, Michael Stipe, Macy Gray, Sean Lennon e Frank Zappa.
E aí preparados para lista? Confira abaixo e veja os melhores personagens de Johnny Depp!
E o décimo lugar é de Gilbert Grape de Gilbert Grape: Aprendiz de Sonhador, lançado em 1993. Com direção de Lasse Hallström, Depp dividiu cena com o ainda jovem Leonardo DiCaprio e com Juliette Lewis.
No filme Gilbert Grape (Depp) é um adolescente que, após a morte do pai, é o responsável por sustentar a família. Sua mãe Bonnie (Darlene Cates) sofre de obesidade mórbida desde que entrou em depressão, após o suicídio do marido, o que faz com que o caçula Arnie (DiCaprio) fique sob os cuidados de Grape. Há ainda duas irmãs, Amy (Laura Harrington) e Ellen (Mary Kate Schellhardt), que estão sempre ocupadas na cozinha. A vida em família é repleta de carinho e proteção, apesar das dificuldades enfrentadas. Até que Grape se apaixona por Betty (Mary Steenburgen), uma dona de casa casada.
Marcante por sua atuação em Alice no País das Maravilhas (2010), como o Chapeleiro Maluco, Johnny Depp pôde mostrar novamente ao público o quanto sabe fazer com qualidade personagens tão caricatos quanto esse. Sob uma caracterização singular e trejeitos igualmente, Depp soube marcar presença e engrandecer mais ainda um personagem clássico.
Em Alice no País das Maravilhas, com direção de Tim Burton, acompanhamos Alice (Mia Wasikowska), uma jovem de 17 anos que passa a seguir um coelho branco apressado, que sempre olha no relógio. Ela, então entra em um buraco que a leva ao País das Maravilhas, um local onde esteve há dez anos apesar de nada se lembrar dele. Lá é recepcionada pelo Chapeleiro Maluco (Depp) e tem de lidar com seres fantásticos e mágicos, além da ira da poderosa Rainha de Copas (Helena Bonham Carter).
Dividindo a cena com nomes como Marlon Brando e Faye Dunaway, Depp vive Don Juan no romance Don Juan DeMarco (1995), com direção de Jeremy Leven. Encarnando um personagem fictício, mas com “ares folclóricos”, Johnny Depp leva longe o potencial de seu Don Juan, trazendo para o público um grande misto de sensualidade e até certo ponto de drama.
Em Don Juan DeMarco vemos um rapaz usando uma máscara negra, que ameaça se jogar do alto de um edifício, afirmando ser Don Juan (Depp), o lendário conquistador de mulheres. Por ter perdido seu verdadeiro amor, caiu num estado de depressão profunda. O psiquiatra Dr. Jack Mickller (Brando) é chamado para ajudá-lo. No início, o psiquiatra parece desgastado, pronto para se aposentar. Mas, à medida que Don Juan começa a contar sua vida amorosa, Jack sente-se renovado. Ambos se envolvem num curioso relacionamento que beneficia até a mulher do psiquiatra, Marilyn Mickler (Dunaway) sempre deixada em segundo plano pelo marido.
Dando vida ao investigador Ichabod Crane, de A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999), inspirado na obra de Washington Irving, Johnny novamente bate de frente com um personagem um tanto singular, hora medroso e acanhado, hora curioso e até engraçado. Mesmo tendo o cavaleiro sem cabeça para chamar atenção e causar suspense ao público, o Ichabod de Depp leva a melhor e domina muito bem toda a trama.
Ambientada em 1799, a trama mostra Crane sendo enviado ao condado de Sleepy Hollow para investigar uma série de assassinatos misteriosos, onde todas as vítimas são encontradas decapitadas. Crane sofre com os frequentes pesadelos com a morte de sua mãe, torturada na Donzela de Ferro. Os habitantes acreditam que o assassino seja um ex-combatente de guerra que se esconde na floresta e sai todas as noites para procurar a sua cabeça, perdida em combate. Em Sleepy Hollow, Ichabod conhece Katrina Van Tassel (Christina Ricci), que o ajuda nas investigações e por quem se apaixona protegendo-a até o fim da trama.
Encarnando mais um de vários papéis da sua carreira, Johnny Depp se deu muito bem dando vida a Sweeney Todd, de Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007). Novamente trabalhando com Tim Burton, Depp empenha suas capacidades excêntricas no personagem vindo originalmente dos palcos das Broadway, apresentado um filme e personagem cercado pelo mistério, drama, suspense e claro, músicas. Vale ressaltar que esse trabalho lhe rendeu um Globo de Ouro de Melhor Ator de Comédia/Musical e uma indicação ao Oscar de Melhor Ator.
Na trama Benjamin Barker (Depp) passou 15 anos longe de Londres, após ser obrigado a deixar sua esposa e sua filha. No seu retorno à cidade ele está ávido por vingança, agora usando a alcunha de Sweeney Todd. Logo ele decide ir à sua antiga barbearia, agora transformada em uma loja de fachada para vender as tortas feitas pela Sra. Lovett (Helena Bonham Carter). Com o apoio dela Todd volta a trabalhar como barbeiro, numa sala acima da loja. Entretanto o grande objetivo de Todd é se vingar do juiz Turpin (Alan Rickman), que o enviou para a Austrália sob falsas acusações para que pudesse roubar sua mulher Lucy (Laura Michelle Kelly) e sua filha.
Dessa vez interpretando J.M. Barrie, escritor criador do clássico Peter Pan, Johnny Depp encanta com Em Busca da Terra do Nunca (2004), onde a rotina do personagem se mistura as fantasias passadas em sua imaginação. Ganhando uma indicação ao Oscar, Depp atua pela primeira vez ao lado de Freddie Highmore (Bates Motel), que repete a boa parceria em A Fantástica Fábrica de Chocolate. Com uma carreira cheia de caracterizações marcantes essa também é uma chance do público ver um Johnny Depp com menos maquiagem e ainda mais expressão.
Com direção de Marc Foster, o filme mostra J.M. Barrie (Depp), um bem-sucedido autor de peças teatrais, que apesar da fama está enfrentando problemas com seu trabalho mais recente, mal recebido pelo público. Em busca de inspiração para uma nova peça, Barrie a encontra ao fazer sua caminhada diária pelos jardins Kensington, em Londres. É lá que ele conhece a família Davies, formada por Sylvia (Kate Winslet), que enviuvou recentemente, e seus quatro filhos. Barrie logo se torna amigo da família, ensinando às crianças alguns truques e criando histórias fantásticas para eles, envolvendo castelos, reis, piratas, vaqueiros e naufrágios. Inspirado por esta convivência, Barrie cria seu trabalho de maior sucesso: Peter Pan.
Novamente realizando um projeto assinado por Tim Burton, Johnny Depp protagoniza o retrato exótico do produtor e cineasta Edward Davis Wood, em Ed Wood (1995). Encarnando uma figura naturalmente cheia de personalidade Depp mostra o quanto papéis assim o fazem crescer perante as câmeras, principalmente quando há uma excentricidade exalando no ar.
A trama de Ed Wood foca os relatos nos anos 50, quando o diretor se envolveu com um bando de atores desajustados, incluindo um Bela Lugosi (Martin Landau) em fim de carreira. Durante esta época, ele produziu filmes de péssima qualidade, que o fizeram passar para a história como o pior diretor de todos os tempos.
Revivendo um personagem já apresentado nos cinemas em 1971, através da atuação de Gene Wilder, Johnny Depp dá vida a nova versão de Willy Wonka, em 2005 em A Fantástica Fábrica de Chocolate. Sob a direção de Burton, Depp mais uma vez abusa da caracterização e detalhes no personagem que fazem da sua versão da personalidade de Wonka, um dos inúmeros pontos de diferencial do projeto.
No filme acompanhamos Willy Wonka (Depp) como o excêntrico dono da maior fábrica de doces do planeta, que decide realizar um concurso mundial para escolher um herdeiro para seu império. Cinco crianças de sorte, entre elas Charlie Bucket (Freddie Highmore), encontram um convite dourado em barras de chocolate Wonka e com isso ganham uma visita guiada pela lendária fábrica de chocolate, que não era visitada por ninguém há 15 anos. Encantado com as maravilhas da fábrica, Charlie fica cada vez mais fascinado com a visita.
E o segundo lugar é todo dele, personagem clássico da carreira de Johnny Depp, que o faz ser lembrado entre os mais desligados dos assuntos de cinema. Jack Sparrow, da franquia Piratas do Caribe, que em breve ganhará a sua quinta sequência ganhou o seu primeiro filme em 2003 e de lá para cá vem sido explorado de inúmeras maneiras, inclusive em forma de game. Talvez por esse motivo Sparrow já esteja tão desgastado perante o público, o que fez com que déssemos a ele a segunda colocação.
O Capitão Jack Sparrow é um pirata fictício criado pelos escritores Ted Elliott e Terry Rossio, sempre interpretado por Johnny Depp. O personagem é apresentado Piratas do Caribe - A Maldição do Pérola Negra (2003), aparecendo nas sequências Piratas do Caribe - O Baú da Morte (2006), Piratas do Caribe - No Fim do Mundo (2007) e em Piratas do Caribe - Navegando em Águas Misteriosas (2011), sendo o protagonista em todos eles. Johnny Depp diz ter se inspirado para o personagem, no guitarrista Keith Richards.
Chegamos ao primeiro e merecedor lugar, Edward Scissorhands de Edward Mãos de Tesoura, lançado em 1990 nos primeiros anos da carreira de Johnny Depp nos cinemas. Com o ator beirando a casa dos 30 anos esse é o primeiro trabalho que Burton e Depp fazem juntos e que como vimos fez nascer uma grande parceria. Edward além de estranho, não só pelas mãos de tesoura, mas também pela personalidade aprisionada e falta de conhecimento do mundo real, entrega os primeiros sinais de que o ator americano deixaria em seus trabalhos, como a capacidade de transformação e boa adaptação a papéis não tão comuns.
Na trama Peg Boggs (Dianne Wiest) é uma vendedora da Avon que por acaso descobre Edward (Depp), jovem que mora sozinho em um castelo no topo de uma montanha, criado por um inventor (Vincent Price) que morreu antes de dar mãos ao estranho ser, que possui apenas enormes lâminas no lugar delas. Isto o impede de poder se aproximar dos humanos, a não ser para criar revolucionários cortes de cabelos, mas ele dá vazão à sua solidão interior ao podar a vegetação em forma de figuras ou esculpir lindas imagens no gelo. No entanto, Edward é vítima da sua inocência e, se é amado por uns, é perseguido e usado por outros.
E então gostou da lista? Qual personagem você acha que deveria estar aqui?
Saiba mais sobre Cinema aqui!
Saiba mais sobre Johnny Depp aqui!
Confira outros Top 10 aqui!