Os 25 Melhores jogos da geração

E com o lançamento do aguardado Beyond – Two Souls a geração atual de consoles acabou... pelo menos acabou em termos de grandes jogos exclusivos, já que grandes e esperados jogos como Watch Dogs e Assassin’s Creed 4 serão lançados para ambas as gerações e não farão parte dessa lista.


Então chegou a hora do EdenPop eleger quais são os 25 Melhores jogos da geração atual de console, para isso nossa redação se reunião e convidou leitores do site para debater os melhores lançamentos feitos para Xbox 360, Playstation 3 e Nintendo Wii (sim, incluímos o Wii nessa) desde o lançamento dos aparelhos até hoje e o resultado você vê na próxima página.


Se você acha que faltou algum jogo na lista, ou se você tem uma lista diferente de melhores jogos, por favor, deixe nos comentários, queremos saber sua opinião.



Pronto para começar?


[divider top="no"]


25


[pullquote align="right"]Produtora: Santa Monica
Plataforma: PS3
Lançamento: 2010[/pullquote]


God of War 3 marca o retorno de Kratos para a geração atual de jogos.


Decepcionado com os deuses, Kratos volta com toda a sua raiva (normal) para acabar com todos eles. Nesse game ele se supera e consegue alcançar o auge do seu poder, derrotando até mesmo Zeus.


A marca de God of War sempre foi a violência extrema e o 3° game se supera também nesse quesito, pois o jogo provavelmente é o mais violento de toda a série.


God of War conseguiu sua fama principalmente pelos 2 primeiros títulos, que por serem para a geração anterior surpreenderam pelos seus gráficos avançados para a época. Pois bem, para representar a franquia, o 3° não podia faltar em nosso Top 25.


[divider top="no"]


24


[pullquote align="right"]Produtora: Mojang
Plataforma: PC e Xbox 360
Lançamento: 2009[/pullquote]


A primeira vista Minecraft pode parecer um jogo bem fraquinho pra quem não conhece e nunca viu nada sobre ele. Mas para quem o conhece e o joga ele é um jogo grandioso e inovador. Para os jogadores do game o gráfico simples e pixelizado não importam, pelo contrário, esse tipo de gráfico passou a ser a marca do jogo.


Em Minecraft o mundo é feito de cubos. Tudo a sua volta são cubos e você pode obter cada cubo, seja o chão, pedra, ferro, madeira etc. E é exatamente as grandes possibilidades de construção para o jogador que fazem Minecraft um game especial.


A única maneira de entender a grandiosidade do jogo e o que ele representa é jogando. Por ser um jogo diferenciado, divertido e dar toda essa liberdade ao jogador, Minecraft merece e muito estar na lista de melhores títulos da geração.


[divider top="no"]


23


[pullquote align="right"]Produtora: Ubisoft
Plataforma: PS3, Xbox 360 e PC
Lançamento: 2009[/pullquote]


A franquia de jogos Assassin’s Creed com certeza conseguiu marcar a geração atual de games e transformar a Ubisoft em uma das maiores produtoras da atualidade.


Seja por sua história muito bem elaborada, por seus personagens carismáticos e marcantes ou pelos locais e épocas que o jogador consegue conhecer.


A franquia consegue acrescentar muito no conhecimento do jogador, por se passar em épocas importantes da história. Além de conhecer, o jogador consegue “viver” essas épocas marcantes, como as cruzadas, a renascença, a revolução americana e outras que estão por vir como o auge da pirataria no Caribe, em Assassin’s Creed 4.


A série de jogos dessa franquia conseguiu merecidamente seu “lugar ao Sol” em nossa lista dos melhores games da geração, mas o Assassin’s Creed 2 foi particularmente escolhido por ser o queridinho do publico.


[divider top="no"]


22


[pullquote align="right"]Produtora: EA Games
Plataforma: PS3, Xbox 360, Wii e Nintendo DS
Lançamento: 2010[/pullquote]


Rock Band é um game musical clássico, ao estilo que todos estão acostumados.


O Rock Band 3 inovou com um novo modo chamado Pro, onde você pode executar as músicas com mais realismo, cada instrumento tem seu Modo Pro, sendo o da guitarra e baixo um novo modelo com 120 botões, como uma guitarra real, o dos vocais a opção de cantar três pessoas simultaneamente, o da bateria a opção de usar chimbais adicionais e o do teclado, um teclado com várias teclas, imitando um real quase que perfeitamente, isso aprofundou a experiência do jogo e o transformou em algo único no mercado de jogos musicais.


O jogo ainda traz músicas e bandas e músicos como Avenged Sevenfold, Slipknot, Deep Purple, John Lennon e Amy Winehouse, acho que só isso já vale.


[divider top="no"]


21


[pullquote align="right"]Produtora: Konami
Plataforma: PS3
Lançamento: 2008[/pullquote]


Outro game que não poderia estar de fora de nossa lista é o Metal Gear Solid.


Metal Gear Solid 4 é o primeiro game da série para o Playstation 3, questionavelmente é o único também e trouxe muitas novidades para a franquia, principalmente no quesito gráfico.


Esse game, que se passa após o 2, temos o Snake ficando velho, mas nem por isso perdendo seu potencial ou suas habilidades de espião, pelo contrário, ele ganha um tapa olho futurista que além de cool, o permite enxergar imagens de satélites para facilitar sua infiltração em suas missões.


Metal Gear Solid 4 também foi por muito tempo o fim de uma grandiosa saga que não é só grande pelo valor de produção dos seus jogos, mas por sua importância em toda a história dos videogames.


[divider top="no"]


20


[pullquote align="right"]Produtora: Undead Labs
Plataforma: Xbox 360
Lançamento: 2013[/pullquote]


Com essa onda atual de Zumbis que vem ficando cada vez maior, vale lembrar do State of Decay, não apenas por ser um jogo de zumbi, mas por ser um simulador de apocalipse zumbi mais “bem feito” até o momento.


O game consegue simular muito bem o que é a sobrevivência em um mundo apocalíptico habitado por zumbis. Para sobreviver, a pessoa precisa pensar nas suas ações, racionalizar os recursos (tanto armas como alimentos) e ir a caça do necessário para se sobreviver.


Muitas pessoas gostariam de saber como seria o mundo se houvesse um apocalipse Zumbi e acabasse com a civilização quase que por completo. State of Decay provavelmente é o game que chega mais próximo desse objetivo, te dando um mundo aberto e personagens que são realmente mortais (diferente da maioria dos jogos, se seu personagem morrer, ele morre mesmo), fazendo que você consiga sentir todo o perigo da experiência.


Eu diria que State of Decay só não está em uma posição mais alta dessa lista, porque tem muitos bugs que acabam tirando a imersão do jogo, e é claro, é um jogo bem feio para a atual geração, mas não é nada demais, se pensarmos que é um jogo indie, feito por um estúdio desconhecido.


[divider top="no"]


19


[pullquote align="right"]Produtora: Polyphony Digital
Plataforma: PS3
Lançamento: 2010[/pullquote]


Para representar os jogos de corrida em nossa lista, está o Gran Turismo 5.


Gran Turismo sempre foi uma franquia renomada e reconhecida por todos os jogadores. O game sempre conseguiu simular muito bem a experiência da direção veicular. Sabemos que Gran Turismo não é pra qualquer um, pois por possuir uma jogabilidade ultrarrealista acaba dificultando as coisas pra quem está acostumado com jogos de corrida normais... mas somos elitistas.


A fama de Gran Turismo realmente é imensa. Para termos uma ideia disso, produtores do game já foram chamados até mesmo para ajudar na produção e fabricação de carros reais. Além disso, o game ainda ganhará um filme (documentário) que contará a carreira de sucesso do jogo.


[divider top="no"]


18


[pullquote align="right"]Produtora: DICE
Plataforma: PS3, Xbox 360 e PC
Lançamento: 2011[/pullquote]


O que dizer de Battlefield 3? Simplesmente o melhor simulador de guerra da geração. O game consegue colocar cada jogador no campo de batalha e fazer com que ele realmente se sinta ali dentro. Battefield não é como a maioria dos FPSs(ss...s), onde a única coisa importante é atirar, pois para se sair bem no game o jogador precisa pensar, ter uma boa estratégia e principalmente trabalhar em equipe.


Além disso, o jogo consegue surpreender na diversidade de veículos e como cada um deles se sai em determinados mapas. Para dominar bem os veículos do game o jogador precisa treinar muito, principalmente nos veículos aéreos (jatos e helicópteros).


No quesito gráfico nem há o que falar, pois o jogo é uma referência para testar a potência dos computadores atuais. Os gráficos realmente são impressionantes.


Com uma jogabilidade excepcional, Battlefield vem ficando cada vez mais popular e conquistando cada vez mais fãs. Enquanto o Battlefield 4 não chega, o 3 está na nossa lista dos melhores da geração atual merecidamente.


[divider top="no"]


17


[pullquote align="right"]Produtora: Quantinc Dream
Plataforma: PS3
Lançamento:2009[/pullquote]


Heavy Rain é outro game com uma jogabilidade bem diferente do comum. Em certos aspectos ele lembra um pouco o The Walking Dead da Telltale, que talvez seja mais conhecido e mais novo, pois o foco do jogo está nas escolhas e as cenas de ações o jogador precisa realizar sequências de botões para conseguir sobreviver ou tomar certas ações.


O que vale lembrar também é a atenção que o jogo teve de seus desenvolvedores, tanto na parte gráfica, que é excelente, como em outros aspectos, como utilizar expressões faciais capturadas através de atores e atrizes de carne e osso, tornando a experiência muito mais realista.


Realmente Heavy Rain conseguiu trazer uma experiência bem diferente e inovadora para seus jogadores e a experiência em si não é a única coisa que vale, mas as diversas nuances da história e os diversos desfechos dela tornam o jogo único e especial.


[divider top="no"]


16


[pullquote align="right"]Produtora: Telltale Games
Plataforma: PS3, Xbox 360, PC e Wii
Lançamento: 2012[/pullquote]


E falando em Heavy Rain, vem o melhor jogo do mesmo estilo... se é que podemos enquadrar os Adventure Games da TellTale no mesmo gênero que os jogos da Quantic Dream.


The Walking Dead é o Ganhador do prêmio de melhor do ano de 2012, a “1ª temporada” como a Telltale gosta de chamar, conseguiu conquistar o público com uma proposta um pouco diferente do comum.


Com uma jogabilidade Point & Click (apertar certo botão para tomar certas decisões ou ações), o jogo coloca o jogador para decidir tudo o que está acontecendo na tela, sejam as respostas do personagem ou suas ações.


Dependendo do que o jogador decidir, o jogo pode tomar várias caminhos e acontecimentos diferentes, levando o jogador a ter certeza a estar decidido sobre o que ele realmente quer fazer em determinada parte do game.


Além de tudo, o jogo conta com uma história fortíssima e com dois protagonistas sensacionais, Lee, o ex-presidiario e Clementine, a menininha “órfã” que fica sob a guarda de Lee e deve ser protegida daquele mundo terrível. Lee e Clementine são tão carismáticos que poderiam também estar em uma lista dos melhores personagens da geração.


[divider top="no"]


15


[pullquote align="right"]Produtora: Naughty Dog
Plataforma: PS3
Lançamento: 2012[/pullquote]


No melhor estilo Tomb Raider, Uncharted é uma franquia amada pelos gamers, pelo menos pelos gamers que possuem um Plastation 3. Tanto a história quanto a jogabilidade são bem simples. O protagonista Drake é um aventureiro em busca de tesouros e novas aventuras.


No primeiro game, Drake enfrenta os perigos de uma Ilha que possui muitos tesouros e também muitos inimigos que têm o mesmo objetivo que ele, sua sorte é claro, só piora nos games seguintes.


A trilogia inteira é excepcional e obrigatória pra quem possui um Playstation 3, sendo que o 3 chama muito a atenção pela perfeição gráfica com que foi executado e em todos os seus detalhes.


Gostando ou não de Uncharted, não dá para não admitir que é uma criação no mínimo notável da Naughty Dogs, tão notável que se fosse escolhido separadamente, ocuparia três posições desse Top 25, por isso, vamos considera-los uma trilogia e partir para a próxima posição.


[divider top="no"]


14


[pullquote align="right"]Produtora: Nintendo
Plataforma: Wii
Lançamento: 2010[/pullquote]


Diversão. Essa é a proposta da Nintendo que vem dando certo desde o Super Nintendo. Os fãs mais nostálgicos da Nintendo e do Mario não podem reclamar, pois a cada jogo a empresa consegue levar muitas horas de diversão para os seus jogadores.


Super Mario Galaxy 2 é um exemplo de que não se precisa de gráficos super avançados ou outros recursos (como tudo que os outros consoles tem e o Wii não) para garantir a satisfação e a diversão de seus jogadores.


Como é típico dos jogos do Mario, o Galaxy 2 traz uma história simples, mas sempre trazendo novidades, como por exemplo, poder jogar em diferentes galáxias, tendo a influencia da gravidade para mudar a jogabilidade e poder usar os recursos dos controles de movimento do Nintendo WII.


Com certeza o bigodudo mais famoso do mundo dos games não podia ficar de fora dessa lista dos melhores da geração.


[divider top="no"]


13


[pullquote align="right"]Produtora: 343 Industries
Plataforma: Xbox 360
Lançamento: 2012[/pullquote]


Halo 4 é o tipo de jogo que faz os donos do Xbox 360 terem orgulho do seu vídeo game. O universo de Halo é enorme, com muitos personagens marcantes, como o protagonista Master Chief, e é claro, a Cortana.


Halo 4 se passa após os acontecimentos de Halo 3, dentro do que restou da fragata Forward Unto Dawn, orbitando Requiem, um planeta artificial.


Halo 4 chama a atenção pelos gráficos excepcionais, usando a capacidade máxima do Xbox 360, além de sua boa jogabilidade diferenciada.


Outra coisa que surpreende e muito em Halo 4, é que o game que surgiu na geração passada como exclusivo do Xbox (só Xbox...) pelas mãos da produtora Bungie, hoje em dia considerada uma mega produtora, mas no quarto jogo da franquia, toda a produção ficou por conta da menos renomada 343 Industries e a qualidade não caiu nada, alias, vamos encarar os fatos, só melhorou.


[divider top="no"]


12


[pullquote align="right"]Produtora: Valve
Plataforma: PS3, Xbox 360 e PC
Lançamento: 2011[/pullquote]


Esse é um jogo para o tipo de pessoa que gosta de pensar, de quebra-cabeças (puzzles) e de poder se divertir com isso. O principio de Portal 2 é o mesmo do primeiro game: utilizar portais para transportar o personagem controlado a áreas aparentemente inacessíveis.


O game conta com simpáticos robôs para utilizar em um mundo vazio. No single player a protagonista é a Chell. O game realmente se sobressai tanto pela história e músicas inovadoras, como pela proposta que ele traz.


Em minha opinião esse é um dos poucos games que fazem o jogador exercitar a mente e se divertir com isso, pois quanto mais a pessoa consegue decifrar onde colocar os portais e que estratégia usar, mais ela fica com vontade de continuar jogando.


E é claro, o jogo tem a Glados e se você zerar ele, você já sabe... the cake is a lie There Will be Cake!


[divider top="no"]


11


[pullquote align="right"]Produtora: Clover Studio
Plataforma: Wii
Lançamento: 2009[/pullquote]


Okami poderia muito bem estar no Top 3 dos melhores jogos da geração anterior, brigando lado a lado com Shadow of the Colossus, God of War 2, Kingdom Hearts 2 e Final Fantasy 12, mas ele está um pouco abaixo da lista porque ele é o único game, pelo menos o único que importa que foi lançado, da forma certa, para ambas as gerações.


Diferente de Shadow of the Colossus que ganhou uma remasterizada e saiu para PS3, Okami realmente foi lançado para Nintendo Wii, uma versão até melhorada quando comparada à versão do Playstation 2.


Okami é uma obra prima da Clover Studios e é um bom motivo para comprar um Nintendo Wii para o caso de você não ter um. Jogar a história da deusa Amaterasu é uma grande experiência, especialmente pela jogabilidade inovadora, que foi lançada no Playstation 2 e ainda é inovadora até hoje, as vésperas do lançamento do Playstation 4.


Assim como a jogabilidade, Okami tem um visual estupendo e incrivelmente, é o visual menos datado de um jogo já visto, afinal, ele foi produzido como se tivesse sido pintado em aquarela e não é um amontoado de polígonos.


A história, o visual, a jogabilidade, os personagens... tudo em Okami transpira arte, a Clover Studios criou um game singular e imperdível para amantes de bom jogos.


[divider top="no"]


10


[pullquote align="right"]Produtora: Rocksteady
Plataforma: PS3, Xbox 360, PC e Wii U
Lançamento: 2011[/pullquote]


A Rocksteady mudou a ideia de adaptação de quadrinhos para os games, porque pela primeira vez foi feito um jogo realmente extraordinário baseado em um personagem de quadrinhos e olha que eu estou falando de Batman: Arkham Asylum... e não de Arkham City que é a sequencia que é pelo menos 30 vezes melhor que o primeiro.


Batman: Arkham City é a sequencia de Arkham Asylum e mostra uma trama mais contundente e impactante, com uma abertura sensacional de marcar a mente dos Gamers até hoje.


A maior qualidade do jogo é fazer o jogador realmente se sentir como o Batman, isso graças aos Gadgets, perfeitamente aplicados ao jogo, a forma e estilo de luta usado e a forma como se enfrentam os Boss do jogo, os grandes vilões de Arkham City são simplesmente estupendos.


Batman Arkham City não é só um jogo do Batman, é provavelmente o melhor jogo já feito adaptando qualquer obra de outra mídia, e eu acho que isso não é só MUITO para um game, é algo excepcional.


[divider top="no"]


9


[pullquote align="right"]Produtora: Nintendo EAD
Plataforma: Wii
Lançamento: 2011[/pullquote]


De acordo com a pesquisa da faculdade de... bem, de acordo com a forma que eu vejo o mundo dos games, 1 a cada 5 jogadores dirão, se perguntado, que Zelda – Ocarina of Time do Nintendo 64 é o melhor jogo da história dos videogames, se isso é exagero ou não é uma discussão para outro post, porque por hora Zelda – Skyward Sword é sim, o melhor jogo de Nintendo Wii já lançado.


Skywad Sword tem uma história soberba e inovadora que aumentou a barra de qualidade não só da franquia Zelda, mas de toda a indústria dos games. Se existem jogos que são “System Seller” na Sony e Microsoft, como The Last of Us e Halo, respectivamente, na Nintendo só existe um e esse é Zelda – Skyward Sword, porque sejamos sincero, se você é fã de Mario você não precisa de um Mario especifico para comprar o Wii...


Se o jogo tem um defeito seria a falta de vozes, por mais expressivo que os personagens sejam, mesmo no gráfico limitado do console da Nintendo, vozes não fariam mal e seriam a última ponta de inovação que o jogo precisava.


Agora o dilema... qual o melhor jogo da franquia? Ocarina of Time ou Skyward Sword?


[divider top="no"]


8


[pullquote align="right"]Produtora: ThatGameCompany
Plataforma: PS3
Lançamento: 2012[/pullquote]


A thatgamecompany criou com Journey uma das maiores experiências da história dos Games, acredito que podíamos considerar ele o melhor exclusivo de Playstation 3 até o lançamento de certo jogo da Naughty Dogs.


Não é fácil de definir Journey, um RPG, um Adventure Game? Um Road-Game se é que isso existe. Bem, acho que uma experiência é o melhor jeito de definir e como uma experiência, falar não traduz exatamente o que ela é, vive-la é preciso.


Só para finalizar, os visuais são lindos, a forma de interação com outros jogadores é única e a trilha sonora é espetacular, espetacular mesmo... mas vou parar de falar e você vai parar de ler daqui a 7 posições mais a frente e vai começar a jogar Journey.


[divider top="no"]


7


[pullquote align="right"]Produtora: Bethesda
Plataforma: PS3, Xbox 360 e PC
Lançamento: 2008[/pullquote]


Assim como Assassin’s Creed 2 entrou na lista com uma grande dúvida sobre qual jogo da franquia devia estar entre os 25 melhores jogos dessa geração, Fallout 3 também concorreu lado a lado com um outro jogo da franquia extremamente semelhante, Fallout: New Vegas.


Apesar de particularmente eu me identificar mais com o humor besta de New Vegas, o Fallout 3 ganha no quesito de renovação do conceito Sandbox. Com um mundo enorme e ridiculamente perigoso para se explorar, você logo deve descobrir que a forma de interação com o mundo é extremamente variada.


Há também a clara possibilidade de Fallout 3 ser um teste de luxo para um dos melhores jogos já feitos... na história... também da Bethesda e você sabe qual é e sabe que ele estará na lista.


O mundo pós-apocaliptico da franquia Fallout é incrível, divertido e genuinamente perigoso, e a forma como você pode viver nele é totalmente personalizável e isso, sem perder a personalidade forte que o game passa. Simplesmente brilhante.


Mas assim como todos os games da Bethesda, só não é perfeito pelo excesso absurdo de Bugs.


[divider top="no"]


6


[pullquote align="right"]Produtora: RockStar
Plataforma: PS3 e Xbox 360
Lançamento: 2010[/pullquote]


John Marston é o melhor personagem já criado pela Rockstar e Red Dead Redemption é provavelmente o melhor jogo do estúdio, pelo menos dentro os jogos que foram lançados até um mês atrás.


Muitas pessoas consideram Red Dead Redemption como o “GTA do Velho Oeste” e olhando por alto sim, é isso mesmo e isso já é um baita conceito, mas Red Dead Redemption é muito mais do que isso. Para começar Red Dead tem uma qualidade que nenhum GTA tem e jamais teve, um sistema de mira decente.


Outro fato que diferencia muito Red Dead de GTA é que a história é tão envolvente que mesmo com um mundo gigante e espetacularmente lindo para ser explorada, em nenhum momento dá vontade de entrar em devaneios e destruir o mundo, coisa que sempre acontece na franquia de três letras da Rockstar.


Red Dead Redemption ainda tem a melhor história criada pela Rockstar e o mundo mais lindo já produzido em um jogo, sem contar que no quesito imersão, apenas um certo game da Naughty Dog ultrapassa ele.


[divider top="no"]


5


[pullquote align="right"]Produtora: RockStar
Plataforma: Ps3 e Xbox 360
Lançamento: 2013[/pullquote]


Existe muito Hype forçado em torno de GTA 5, mas isso não tira nem um pouco seu mérito de ser um jogo excepcional. Talvez, o jogo mais bem feito da história, porque mesmo com virtualmente a mesma liberdade que um jogo da Bethesda te dá, GTA também te dá, só que com a diferença de que não há nenhum Bug.


Entretanto, também não há nenhuma grande inovação de GameDesign e apenas por isso ele não está no Top 3, ou mesmo em primeiro lugar dessa lista, por isso, e porque a Rockstar criou um jogo tão sensacional e em um mundo tão lindo, que é uma pena só podermos interagir com ele através da violência.


Relacionado: Crítica de GTA 5!


Mas talvez, esse seja o único defeito de GTA 5, a Rockstar elevou tanto o padrão de qualidade, que qualquer defeito que ainda sobrou é extremamente sentido, mais do que em qualquer game. Ainda assim, GTA 5 é um jogo obrigatório para qualquer um que se diga gamer, gostando ou não do gênero, as inovações tecnológicas que ele traz têm que ser testadas.


GTA 5 é uma obra prima que mostra o que acontece quando pessoas extremamente talentosas (pessoal da Rockstar) tem dinheiro e tempo virtualmente ilimitado, para fazer um trabalho.


[divider top="no"]


4


[pullquote align="right"]Produtora: Irrational Games
Plataforma: Ps3, Xbox 60 e PC
Lançamento: 2013[/pullquote]


Ahhh Bioshock Infinite, eu sei que esse ano (2013), tivemos GTA 5 e The Last of Us, ambos jogos extraordinários, mas pessoalmente, eu amo Bioshock Infinite. O conto de Booker DeWitt e Elizabeth nas muitas linhas temporais é algo lindo.


A Inteligência Artificial criada para Elizabeth é sem par, nem mesmo a Ellie de The Last of Us é uma personagem tão viva e tão amável quanto Elizabeth e só por criar uma IA que é tão amável quanto um ser humano, o jogo já merece estar tão alto nessa lista.


Relacionado: Crítica de Bioshock Infinite


Sem falar que Elizabeth é só uma das personagens geniais de BI, porque temos no mesmo jogo os “irmãos” Lutece que são construções brilhantes, para não mencionar as criaturas e seres extremamente inventivos que encontramos em Columbia, que a propósito, também é brilhante.


Enfim, temos mais uma enorme crítica cheia de elogios falando jogo, crítica essa que a própria Irrational Games elogiou, então se você quiser mais detalhes sobre o quão sensacional é esse jogo, leia!


[divider top="no"]


3


[pullquote align="right"]Produtora: Bethesda
Plataforma: PS3, Xbox 360 e PC
Lançamento: 2011[/pullquote]


É difícil decidir se a Bethesda é a melhor produtora de games da atualidade, mas só é difícil porque existem a Naughty Dog (The Last of Us), a Bioware (Mass Effect), a Rockstar (Gta 5) e a Irrational Games (Bioshock Infinite). Mas uma coisa é certa, tudo que a Bethesda anuncia é incrivelmente aguardado.


E Skyrim não podia ser diferente, depois dos sucessos extraordinários de Fallout 3 e de Fallout New Vegas, esse ultimo não foi a própria Bethesda que fez, mas supervisionou, o anuncio de Skyrim não podia ser mais aguardado.


Desde o primeiro trailer, com uma música sensacionalmente épica cantada em língua de dragão, sabíamos o que esperar desse jogo. Uma imersão incrível, aventuras quase sem fim, um mundo extremamente extenso e lindo e é claro... muitos Bugs.


Não sei se Skyrim conseguiria estar em primeiro ou em segundo lugar dessa lista, mas a quantidade absurda de Bugs com certeza prejudicaram seu lugar no pódio, mas nada que impeça Skyrim de ser o terceiro melhor jogo da nossa geração.


[divider top="no"]


2


[pullquote align="right"] Produtora: NaughtyDog
Plataforma: PS3
Lançamento: 2013[/pullquote]


The Last of Us é dono de uma das maiores críticas do EdenPop, o jogo é absolutamente incrível e por pouco apenas não levou o primeiro lugar do nosso Ranking, ao menos ele levaria o posto de melhor jogo exclusivo da geração.


A produtora Naughty Dog, que é extremamente conhecida por fazer Crash Bandicoot e Uncharted, fez uma obra de tirar o folego com The Last of Us. No jogo, controlamos Joe e Ellie, ele é um sobrevivente que viveu tanto antes quanto depois do mundo “acabar”. Ela, é uma garotinha que já nasceu no mundo pós-apocalíptico e não faz ideia de como as coisas eram antes de todo aquele inferno começar.


Relacionado: Crítica de The Last of Us


Se você jogou The Last of Us, você vai saber que é comum ficar realmente angustiado com os caminhos que Joel e Ellie seguem, para tentar curar o mundo doente e morrendo, a cada dia que passa.


Como um bônus, o Multiplayer de The Last of Us é extremamente viciante.


[divider top="no"]


1


[pullquote align="right"]Produtora: BioWare
Plataforma: Playstation 3, Xbox 360 e PC
Lançamento: 2012[/pullquote]


Nós do EdenPop fizemos 3 podcasts para discutir a trilogia Mass Effect, temos uma crítica absurdamente grande escrita para o último jogo e debatemos quase eternamente (por uns 2 meses) o final extremamente problemático do terceiro jogo.


Relacionado: Crítica de Mass Effect 3!


É verdade que os três jogos tem qualidades diferentes, por exemplo, o primeiro Mass Effect tem uma história sensacional, mas um Gameplay um pouco ultrapassado, assim como os gráficos. Mass Effect 2 é o mais equilibrado dos três, ainda que sua história seja a menos bacana da trilogia, enquanto Mass Effect 3 gritará a palavra EPIC cada vez que você iniciar o jogo, mas tem um final, como já falamos, problemático. Ainda assim, em conjunto, não há nenhum jogo de nenhum console ou nenhuma experiência mais memorável do que jogar Mass Effect.


Relacionado: Escute os três EdenCasts sobre a franquia Mass Effect!


O universo do  jogo é extremamente rico, rivalizando com universos como os de Star Trek e Star Wars, as relações do jogo são completamente envolventes, duvido você não ficar mal com alguns desfechos trágicos do último jogo, e principalmente, o Comandante Shepard, é o protagonista perfeito para um game, pois ele é personalizável conforme o que queremos e ao mesmo tempo tem a própria personalidade que precisa. Tudo no melhor balanço possível.


A trilogia Mass Effect é uma obra prima dos jogos, uma pequena pérola que a BioWare deu ao mundo!


[divider top="no"]

Patreon de O Vértice