Top 10 Consoles mais Vendidos da História!
Em meio a grande polêmica do valor salgadíssimo do novo PS4 para os brasileiros, o questionamento sobre a vendagem do console no país se tornou um dos pontos comentados. E é tomando carona em um dos assuntos mais comentados do momento no Universo dos Games que apresentaremos a vocês o nosso Top 10 Consoles mais Vendidos da História! Agora tenha em mente de que poderá se surpreender ao longo da nossa listinha.
Além de descobrir que faz o maior de todos os tempos, vocês poderão ver o quanto à disputa, Sony, Nintendo, Microsoft, entre outros se mantêm firme e forte a cada ano, mesmo com as atualizações dos modelos que acontecem periodicamente.
Então, preparado pra descobrir se o seu console querido é o mais vendido? Então prepare os controles, aperte o Start e comece a acompanhar a disputa!
Start!
[divider top="no"]
[pullquote align="right"] Lançamento: 1983 Vendas: 61 milhões de unidades
Principais Jogos: Super Mario Bros, The Legend of Zelda, Metroid.[/pullquote]
Carinhosamente apelidado aqui no Brasil como Nintendinho, o NES conseguiu ser o mais vendido de sua época. Além disso ele ajudou a indústria de videogames a se recuperar da crise de 1983 e estabeleceu novos padrões para a indústria dos videogames.
Trazendo jogos que seriam conhecidíssimos como Mario, Donkey Kong e Zelda, o Nintendinho veio a ser amado pelos gamers da época e para muitas pessoas de hoje em dia, o NES foi a primeira experiência com um videogame em sua vida.
O Nintendinho também é a prova viva de que a pirataria existe a muito, muito tempo, pois ele se tornou um dos videogames mais clonados da história. Inclusive em países onde o videogame não foi oficialmente lançado, o NES foi popular por conta de sua clonagem.
Por ter reerguido o mercado de videogames no mundo e ter lançado muitas franquias de destaque, o NES, ou Nintendinho é o número 10 dos videogames mais vendidos da história.
[divider top="no"]
[pullquote align="right"]Lançamento: 2006 Vendas: 73 milhões de unidades
Principais Jogos: God of War III, Metal Gear Solid IV, LittleBigPlanet.[/pullquote]
Dando continuidade à sua série de videogames, a Sony trouxe o Playstation 3, que assim como os antecessores conseguiu estar entre os videogames mais vendidos da história.
O que mais chama a atenção no Playstation 3 entre os gamers são os seus vários jogos exclusivos, ou seja, que só existem para ele. Jogos esses que tem peso, e influenciam na hora de escolher qual videogame comprar.
Além disso, o Playstation 3 utiliza mídia em Blu-ray como seu meio de armazenamento primário. Além dos jogos em Blu-ray, ele também reproduz filmes em Blu-ray, o que pode chamar muito a atenção de quem pretende compra-lo.
Pela sua tecnologia, seus exclusivos e outras vantagens, o Playstation 3 conseguiu merecidamente ser o 9º videogame mais vendido da história.
[divider top="no"]
[pullquote align="right"]Lançamento: 2005 Vendas: 74 milhões de unidades
Principais Jogos: Kinect Adventures, Call of Duty: Black Ops, Halo 3.[/pullquote]
O 8 da lista dos mais vendidos é o Xbox 360 da Microsoft.
Com certeza a Microsoft deve ter se esforçado para trazer toda a experiência de conectividade que existe em um PC para um videogame. Com o seu serviço Xbox Live, os jogadores podem jogar em Multiplayer, podem baixar jogos e acessar outros conteúdos não relacionados a games.
Outra coisa que ajudou na venda do console é o seu sensor de movimentos de alta precisão, o Kinect. Com ele os jogadores podem “dar vida” aos personagens do jogo, controlando cada movimento como se fosse um fantoche. Mesmo não sendo uma inovação na área de captura de movimentos, o Kinect com certeza aperfeiçoou e muito a experiência no quesito de captura de movimentos, tornando muito mais agradáveis os jogos com esse suporte.
Além disso tudo, o console conta com excelentes gráficos, com franquias exclusivas, entre outras vantagens.
[divider top="no"]
[pullquote align="right"]Lançamento: 2004 Vendas: 76 milhões de unidades
Principais Jogos: Monster Hunter Portable 3rd, God of War: Chains of Olympus, Crisis Core: Final Fantasy VII.[/pullquote]
O PSP é o primeiro portátil que aparece na lista dos mais vendidos.
O PSP chamou a atenção por apresentar gráficos semelhantes aos do videogame de mesa da mesma geração, o Playstation 2.
Além dos ótimos gráficos para um portátil, o PSP ainda traz vários extras, como Wi-fi, reprodução de músicas e vídeos e navegação na internet, se tornando uma central multimídia.
Além disso tudo, ainda existe a interação sem fios entre PSPs para jogá-lo em Multiplayer e a possibilidade de usá-lo em conjunto com PS3, em alguns jogos, como a função retrovisor em jogos de corrida.
Provavelmente o que fez o PSP alcançar a marca de vendas foi o fato de ele ser praticamente um Playstation 2, só que portátil, além de possuir jogos exclusivos para ele e títulos aclamados como God of War e Assassin’s Creed.
[divider top="no"]
[pullquote align="right"]Lançamento: 2001 Vendas: 81 milhões de unidades
Principais Jogos: Pokémon Ruby and Sapphire, Super Mario Advance, Namco Museum. [/pullquote]
O Game Boy Advance provavelmente foi o videogame portátil mais popular já fabricado, junto com os seus antecessores, o Game Boy e Game Boy Color.
Ele trazia tudo o que os seus antecessores oferecia e muito mais, pois é pequeno, é colorido e traz gráficos em 3d.
Foi o sonho de muitas crianças dos anos 2000, por seus gráficos impressionantes para um portátil da época e pela diversão que oferecia. E falando em diversão, a Nintendo, produtora do portátil, sempre foi especialista, e não deixou a desejar no Game Boy Advance.
Pela invocação gráfica e técnica para a época, e por assim dizer, trazer os portáteis para a era dos gráficos 3D, o Game Boy Advance merece estar entre os videogames mais vendidos da história.
[divider top="no"]
[pullquote align="right"]Lançamento: 2006 Vendas: 99 milhões de unidades
Principais Jogos: Wii Sports, Mario Kart Wii, New Super Mario Bros.[/pullquote]
Lançado a não muito tempo o Nintendo Wii se coloca “no meio do caminho” nessa lista. O controverso console da Nintendo que é o terceiro mais vendido da empresa, popularizou os controles com a captura de movimento, se destacando pelo seu controle sem fios, o Wii Remote, dotado de um acelerômetro capaz de detectar movimentos em três dimensões. Outra característica do console é o WiiConnect24, que possibilita receber mensagens e atualizações através da internet durante o modo stand-by.
Apesar de todas as qualidades, recentemente a Nintendo noticiou o fim da produção do aparelho, deixando para a galera o seu irmão Wii U, que por sinal não é tão bem visto assim.
Outra curiosidade é que antes de se chamar Wii o console era denominado Revolution, porém a mudança de nome ocorreu porque o primeiro era considerado longo, e em algumas culturas, é difícil de pronunciar. Então a Nintendo optou por algo que fosse curto, fácil de pronunciar, e distintivo. E foi assim como o nome foi criado.
[divider top="no"]
[pullquote align="right"]Lançamento: 1994 Vendas: 104 milhões de unidades
Principais Jogos: Final Fantasy VII, Gran Turismo, Metal Gear Solid.[/pullquote]
Com quase 10 anos de lançado o primeiro exemplar do PlayStation, aparece em uma boa posição, deixando para trás o PS3.
Para quem não sabe o console seria uma criação entre a Nintendo e a Sony, porém o acordo entre as empresas foi para o espaço. Assim, a Sony furiosa continuou o projeto e lançou o PlayStation, para o azar da Nintendo, que acabou ganhando o maior rival do mercado eletrônico. Quando foi lançado o pai de “todos” os PS era detentor de um leitor de CD-ROM (coidevelho!), além de muitos jogos exclusivos, como Final Fantasy (Square-Enix) e uma grande quantidade de lançamentos.
O primeiro PlayStation é inegavelmente o precursor de muitos games de sucesso como: Ridge Racer, Tomb Raider, Resident Evil, Gran Turismo e muitos outros, que por sinal continuam até hoje lançando novas versões. Realmente, a estranha caixa cinza souber dar bons “frutos”.
[divider top="no"]
[pullquote align="right"]Lançamento: 1989 Vendas: 118 milhões de unidades
Principais Jogos: Tetris, Pokémon Red and Blue e Super Mario Land. [/pullquote]
Quem não se lembra dele? Quem não perdeu horas com ele? Mesmo não sendo o mais bonito ou o mais moderno o Game Boy é uma daquelas coisas (trash) que olhamos com carinho e para os que têm mais de vinte anos, recordam de uma fase muita boa da vida, onde a sua missão era não perder no Tetris.
Já tendo ganhando inúmeras versões, o Game Boy veio como uma aposta da Nintendo na tentativa de entrar no universo dos portáteis após a empresa ter alcançado uma boa receptividade com as vendas do NES. Cabendo literalmente no bolso da criançada, a caixinha cinza era alimentada através de pilhas que poderiam durar até 20 horas ininterruptas, o que para a época era muito bom.
O interessante é ver um aparelho como esse se fazendo presente em uma lista onde figuram produtos que apresentam gráficos legais e até sensores de movimento, junto com outro que para se manter ligado precisa de pilha. O Game Boy é a prova de que os jogadores também são saudosistas.
[divider top="no"]
[pullquote align="right"]Lançamento: 2000 Vendas: 153 milhões de unidades
Principais Jogos: GTA San Andreas, Final Fantasy X e Shadow of the Colossus. [/pullquote]
O segundo lugar perde por pouco mais de 1 milhão para o primeiro, porém isso não significa que o PlayStation 2 esteja sendo abandonado, na verdade o console da Sony é tão bem visto quanto o console na maior colocação, já que os números vivem mudando.
O PS 2, apesar dos mais de 10 anos de seu lançamento, ele continua sendo uma das opções mais baratas, com valores a partir de R$ 300,00 em grandes sites de venda, ou seja, é união do valor com uma qualidade e diversidade de jogos que em tempos do (assalto) do PS4 é uma boa escolha para um jogador mais esporádico, talvez, sendo esse um dos principais motivos para ainda vender tão bem.
Com relação aos jogos os fãs de música podem encontrar o Guitar Hero do primeiro até as versões mais recentes, com controles em forma de guitarra que funcionam por infravermelho ou fio. Já para os de luta temos: Tekken e Soul Calibur Winning Eleven, além dos famosos Final Fantasy X e Shadow of the Colossus.
[divider top="no"]
[pullquote align="right"]Lançamento: 2004 Vendas: 154 milhões de unidades
Principais Jogos: New Super Mario Bros., Nintendogs e Brain Age[/pullquote]
E chegamos ao primeiro colocado! O queridinho, Nintendo DS que ao longo dos anos vem disputando bem de perto essa colocação com o PS2, que já teve períodos de onde ele ocupava a primeira colocação.
O console portátil popularizou de vez o uso de duas teclas para games e o touchscreen, revolucionando assim o conceito empregado a outros consoles portáteis, sendo esse um dos motivos para essa colocação na lista. O Nintendo DS é visto por muitos como o verdadeiro sucessor do Game Boy.
Porém como nem tudo é perfeito, para muitos usuários uma grande desvantagem do console é fato de ser necessário o uso da tal canetinha, o que para certas pessoas (tipo eu) pode ser um pouco chato ou até estressante. Ainda sim a sua tela dupla e a possibilidade da conexão sem fio faz dele um sucesso, para alguns controverso, mas SUCESSO!
Relacionado: Os 25 Melhores jogos da geração!
Os 7 melhores personagens de Assassin’s Creed!
*Matéria feita pela Equipe Eden Pop!
[divider top="no"]