Saiba como foi a mesa redonda entre as editoras de mangás no ultimo dia do Anime Friends
Este domingo foi o ultimo dia da 13° edição do Anime Friends
e as editoras JBC , NewPop , Nova Sampa e Panini realizaram uma mesa redonda para
discutir com o publico o cenário do mercado de mangás brasileiro neste primeiro
semestre.
O primeiro tópico discutido foi à avaliação do primeiro semestre
de cada editora. Cassius Medauar (representante da JBC) disse que a primeira
metade de 2016 foi difícil e por esse motivo à editora esta fazendo diversos
estudos e mudanças em suas publicações.
Já para a Panini (representada por Beth Kodama), o primeiro
semestre foi bom e que eles estão orgulhosos por terem lançado obra como One
Punch-Man e Vagabong. Segundo Beth, a tendência é que no futuro (mesmo com a
crise) as coisas melhorem para a Panini, além de que haverá novos lançamentos
no momento em que outros já estão acabando.
Infelizmente nem todos tiveram um bom inicio de ano. O
representante da Nova Sampa, Douglas, disse que estes primeiros seis meses
foram péssimos para a editora. Segundo ele, a editora sentiu o impacto do dólar
no preço do papel e isso complicou para manter o preço atual dos mangás da Nova
Sampa.
Para o representante da NewPop, Junior Fonseca, este inicio
de ano foi de mudança para a editora devido ao novo modo de distribuição de
seus mangás (focada mais em lojas especializadas e lojas online) e as vendas aumentaram
boas graças a este novo modo de logística.
Como todos os representantes das editoras já haviam citado
sobre a crise, o tema seguinte da mesa foi justamente o quanto a crise
afetou na escolha de novos títulos.
Cassius disse que a crise não afetou na escolha dos tipos de
títulos escolhidos, mas a quantidade de volumes foi um fator determinante na
escolha de novas obras. Ele disse também que a JBC tem trabalhado na plataforma
digital (o Henshin Drive) durante este ano e que haverá títulos que serão
lançados só na plataforma digital, outros só em formato físico e alguns nos
dois formatos.
Para a Panini é levado em conta os pedidos do publico, mas a
editora também realiza pesquisas de mercado para avaliar a chegada de novas
obras. Segundo Beth, o tempo para o lançamento de novas depende do resultado
destas pesquisas e deu como exemplo o lançamento de One Punch-Man, que seria
lançado inicialmente no Anime Friends, mas foi adiantado devido à demanda do
publico.
Já para a editora Nova Sampa a crise afetou bastante e,
segundo Douglas, a editora acumulou bastante coisa, mas que tudo ira mudar no
segundo semestre. A NewPop não sentiu tanto a crise, já que as mudanças nela
já estavam acontecendo.
O tema seguinte da mesa redonda foi uso de marketing nos
mangás e para Beth o uso deste artificio é caro, que reflete não só nas vendas,
mas também na imagem da empresa. Porem ela admite que gostaria de fazer o uso
deste artificio mais vezes.
Já para Douglas, a Nova Sampa já realiza atualmente um marketing
através de foco digital, participando de eventos e fazendo parcerias. Porem
Junior disse que a NewPop deseja atingir outros públicos e por esse motivo foi
realizada ações em escolas apresentando as obras 1 Litro de Lagrimas e Helena,
e ressaltou que é importante alcançar um novo publico sempre.
Para Cassius é bom alcançar novos públicos e cita que Super
Onze teve campanha em torneiros de futebol, porem ele acredita que o mais
importante se focar dentro do nicho.
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Como o lançamento de animes em mídias digitais oficiais (como Crunchyroll ou Netflix) esta em alta atualmente, o tópico seguinte foi sobre como as editoras estão ganhando com novos animes através de serviços de streaming.
Como o lançamento de animes em mídias digitais oficiais (como Crunchyroll ou Netflix) esta em alta atualmente, o tópico seguinte foi sobre como as editoras estão ganhando com novos animes através de serviços de streaming.
Para, Cassius e Junior concordaram que isso ajuda nas vendas
das series. Porem, o representante da JBC ressalta que não existe uma
cooperação direta entre as editoras e as mídias oficiais (principalmente a
Netflix).
O tema distribuição voltou a ser tocado no bate papo entre
as editoras e o representante da New Pop disse que deixar de colocar os mangás
da editora nas bancas foi difícil, mas que o resultado esta sendo positivo.
Junior ressaltou que colocar as obras nas bancas é caro e que a saída fez a New
Pop economizar na tiragem e organizar melhor o seu estoque.
Já Cassius disse que sempre foi difícil à distribuição no
Brasil e que uma das medidas que a JBC utiliza para não depender das bancas é
realizar assinaturas e distribuição em lojas especializadas. A editora também
possui planos para o lançamento de uma loja própria, que atualmente esta em
estagio final de desenvolvimento.
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O mediador da mesa redonda chegou a perguntar se algum dos
representantes das editoras JBC, Nova Sampa, NewPop e Panini gostariam de fazer o anuncio de uma nova obra, mas eles apenas ressaltaram as informações das
obras já anunciadas anteriormente.