Kickstarter | 10 jogos que deram certo, 10 que fracassaram e alguns para você ficar de olho!

Há muito cinismo em relação a games feitos a partir de financiamento coletivo, o preconceito com jogos feitos através de campanhas do Kickstarter é real e as pessoas estão bem marcadas por ele, coisa que eu notei de forma mais evidente após falar por horas e com muita empolgação sobre Prey for the Gods, um game sobre o qual eu escrevi há alguns dias AQUI!

Para ser honesto, eu mesmo tenho em mente a ideia de que há uma grande chance de jogos feitos através do Kickstarter darem errado e por isso resolvi listar os casos mais famosos de fracassos e de sucessos através do financiamento coletivo, para medir de fato o que deu certo e o que deu errado.

Obviamente existem os pequenos jogos, que pediram poucos e poucas pessoas investiram e no final eles foram lançados ou não, cumpriram o que prometeram ou não, mas que provavelmente passaram despercebidos demais do mainstream para figurar nessas listas, mas por mais chocante que seja até mesmo para mim, dentre os casos de mais destaque foi muito mais fácil preencher uma lista com 10 sucessos do que com 10 fracassos, na verdade,eu conseguiria fazer um top 20 de sucessos do Kickstarter apenas puxando da minha memória, mas eu tive que apelar para alguns jogos que nem conseguiram financiamento para completar a lista de 10 grandes fracassos.

Além disso eu fiz uma lista com os jogos que ainda não foram lançados, alguns que parecem que vão dar muito certo e outros que perigam ser grandes fracassos, mas que em ambos os casos, você deve ficar de olho.

Fique com as listas abaixo:



Sucessos:

01 – Elite: Dangerous
02 – Hyper Light Drifter
03 – Undetale
04 – The Flame in the Flood
05 – Shovel Knight
06 – The Banner Saga
07 – Chivalry: Medieval Warfare
08 – Divinity: Original Sin
09 – Superhot
10 – Oculus Rift

Nós não queremos falar sobre cada game para não alongar o assunto, mas abaixo tem uma lista com 9 jogos e um produto extremamente popular relacionados a videogames que deram mais do que certo. Em primeiro lugar como vocês podem ver está Elite: Dangerous, jogo que se você lê O Vértice, já leu sobre ele, afinal ele é um dos meus games favoritos hoje e é um grande recordista de Kickstarter angariando um valor absurdo de dinheiro, que por hora aparenta que foi muito bem usado.

Hyper Light Drifter, Undertale e The Flame in the Flood são outros jogos que são hit indies, todos bancados pela campanha no Kickstarter e de alguns deles nós já falamos bastante por aqui. Chivalry: Medieval Warfare que é um lançamento um pouco mais antigo no PC, foi bancado e tem uma grande comunidade bem ativa por trás do jogo que há poucos meses chegou também nos consoles. Assim como Shovel Knight, que também foi um dos primeiros projetos que usou bastante da nostalgia para vender e hoje é um dos maiores exemplos do que deu certo nesse mercado paralelo da indústria dos games.

The Banner Saga, além de ser um baixa jogo de RPG/Estratégia que tem uma arte lindíssima, não só foi um sucesso, como se tornou uma franquia e já teve uma sequencia lançada para todas as plataformas importantes e que por acaso não precisou de uma campanha de financiamento coletivo para isso.

Divinity: Original Sin e Superhot são dois games que receberam muitos elogios da crítica, esse segundo, é também o queridinho de muitos Youtubers hoje e o que não falta é vídeo sobre ele.

Agora o maior e inegável sucesso da plataforma é o Oculus Rift, produto que simplesmente mudou todo o mercado e que foi um projeto alavancado através de dinheiro coletivo e é óbvio, assim quase todos esses projetos, era uma ideia grande de uma empresa pequena que funcionou. A Oculus hoje foi comprada pelo Facebook e não é mais tão pequena assim, mas de qualquer forma, esse é o surgimento de algo grande que veio através da plataforma. Sim, esse é o poder do Kickstarter.




Fracassos:

01 – Mighty No 9 
02 – Godus
03 – Yogventures
04 – The Black Glove
05 – Clang
06 – Shadows of the Eternals
07 – The Stomping Land
08 – Code Heroes
09 – Mansion Lord
10 – Ouya

A lista acima contém o lado aposto de tudo isso dito na sessão anterior, são 9 jogos, alguns que nem chegaram a receber o financiamento e ao menos um promissor produto que terminou sendo um desperdício de dinheiro.

Acho que para começar, nada melhor que o fracasso mais recente e o jogo que literalmente foi descrito por um de seus produtores como "melhor do que nada", sim, Mighty No 9, mais um caso que foi vendido através da nostalgia das pessoas, acabou angariando muito dinheiro coletivo e o resultado final do jogo foi pior que decepcionante. Quase o mesmo do que pode ser dito de Godus, jogo de Peter Molyneux que (como sempre no caso dele) prometeu fazer muito mais com a grana que conseguiu do que entregou no final. 

O caso de Clang é interessante, porque o jogo entregou em seu prototipo exatamente o que prometeu e todo mundo odiou o resultado por ser bastante chato e nesse caso a produção parou por aí mesmo. The Black Glove não conseguiu financiamento por um caso bem parecido, basicamente porque alguns fãs de Bioshock que diziam que a atmosfera do game era boa, mas não combinava com a ação, tiveram a chance de bancar exatamente isso, um jogo de ex-funcionários da Irrational Games com toda a atmosfera de Bioshock, mas sem a ação do mesmo e é claro, ninguém se interessou e a campanha fracassou.

Yogventures e Mansion Lords são dois escândalos na categoria, no caso do primeiro um escândalo por incompetência e imaturidade e no caso desse segundo, um escândalo digno de polícia, visto que o “estúdio” Golgom Games que arrecadou mais de 30 mil dólares para fundar seu jogo, simplesmente desapareceu após receber a grana. Ah, e se estamos falando de escândalos, porque não falar sobre Shadows of the Eternals, jogo do estúdio Precursor Games, antes conhecido como Silicon Knights que saiu de um jogo fracassado atrás de outro, até falir após um desastroso embate judicial contra a Epic Games, e que tentou se reerguer com o novo nome e um novo game através do Kickstarter que nunca atingiu o valor pedido graças ao fato de que durante a campanha um dos desenvolvedores do estúdio foi preso por... pornografia infantil!

The Stomping Land também foi um promissor jogo (uma espécie de Horizon Zero Dawn, mas multiplayer e com dinossauros de verdade e não robôs) cujo resultado final foi simplesmente terrível e Code Heroes é um promissor jogo com uma bela ideologia, a de te ensinar a programar jogando, que simplesmente nunca foi lançado, embora há muitos anos a promessa ainda esteja no ar. Quem sabe um dia?

Mas não podemos falar em decepção no Kickstarter, sem falar de Ouya, o console baseado em Android que seria um console barato para rodar games mobile na sua TV, acabando obviamente com a ideia de que games mobile eram criados para serem jogados em mobile, caso contrario seriam games de console/pc. A empresa que criou o Ouya durou bastante tempo até que em 2015 abriu falência por não conseguir pagar os seus próprios funcionários. Por outro lado, a Razer evitou a falência completa e comprou a empresa, mas já faz mais de um ano e ainda não soubemos de nenhuma novidade sobre o que a Razer fará com o Ouya, ou se fará mesmo algo.



Para ficar de olho:

01 – Star Citizen
02 – Prey for the Gods
03 – Unsung Story
04 – Kingdom Come: Deliverance
05 – We Happy Few

Alguns jogos ainda estão no ramo da incerteza, se são sucessos ou fracassos de Kickstarter e esses cinco que eu separei acima são definitivamente alguns que você precisa ficar de olho.

Sobre Prey for the Gods eu falei bem recentemente AQUI e acho que não preciso falar muito mais sobre esse game criado por apenas três pessoas e que promete ser o mais novo Shadow of the Colossos ou quem sabe algo ainda melhor.

Star Citizen é provavelmente o jogo que melhor representa Kickstarter nesse segmento, afinal, o game conseguiu angariar uma quantidade obscena de dinheiro, de fato, Star Citizen foi o game que mais conseguiu dinheiro na história da plataforma e o jogo é extremamente ambicioso, prometendo ser quase tudo que Elite Dangerous promete ser em 10 anos de desenvolvimento, mas direto em seu lançamento, ou talvez uma espécie mais contida, entretanto muito melhorada, de No Man’s Sky. O jogo ainda está em um beta perpetuo, mas que já está jogável ao público e sobre ele temos muitos elogios e muitas críticas também por aí, como ele ainda não foi lançado em sua versão final é difícil colocá-lo na lista de fracassos ou sucesso, por hora certamente ele não cumpriu tudo que prometeu, mas isso não faz nem de longe ele parecer com um fracasso, afinal, mesmo no estado em que está ele já parece uma maravilha tecnológica quase sem precedentes.

O jogo Unsung Story é um caso mais complicado que Star Citizen, as promessas dele são menos ambiciosas, mas não menos interessantes. A ideia de Unsung Story é ser um sucessor espiritual de Final Fantasy Tactics (que particularmente foi meu jogo favorito por muito tempo) feito pelo criador do próprio FFT. A campanha da Playdek para Unsung Story foi o primeira campanha que me fez considerar a doação de dinheiro para um projeto, mas por hora as coisas não estão indo bem, o game está bem atrasado e nenhum único beta foi lançado para quem financiou o projeto, as atualizações são esparsas e o pouco de gameplay já mostrado em vídeo parecia bem cru ainda. Além disso, houve uma considerável mudança na proposta do jogo, que tinha um foco absurdamente grande na trama e no singleplayer durante a campanha, mas depois que o projeto iniciou já com o dinheiro recebido, o multiplayer pareceu tomar a frente da produção. Ainda assim, apesar da confiança no projeto estar baixa, ainda parece uma boia ideia acompanhar o trabalho e ver o que vai sair daí.

Kingdom Come: Deliverance e We Happy Few estão bem mais próximos do lançamento que os outros games da lista. No caso do primeiro, a proposta do jogo é ser um game num cenário medieval mais do que ridiculamente realístico, onde você vai cavalgar, servir a lords e obviamente participar de grandes batalhas, tudo em FPS e com um realismo além do que você poderia imaginar. Já o segundo, que deve sair em GPP para Xbox One esse mês, é o que The Black Glove não conseguiu ser, um jogo criado por ex-membros da Irrational Games e que tem o estilo e a atmosfera de Bioshock, só que com outro gameplay que parece bem mais assustador e com um humor próprio e bem característico.

Se você é fã do Kickstarter ou tem certo preconceito com o que sai de lá, é bom ficar de olho nesses cinco jogos, pois eles prometem ser grandes sucessos ou catástrofes extraordinárias.
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